segunda-feira, 11 de março de 2013

Diretora Regional da Juventude valoriza papel dos jovens na construção da democracia


A Diretora Regional da Juventude defendeu hoje, na Horta, que as novas gerações têm um "compromisso essencial com a democracia", frisando que "não podem deixar que sofra acomodações”.

Pilar Damião de Medeiros, que falava na sessão de abertura do Parlamento dos Jovens 2013 , realçou que a democracia necessita da pluralidade das visões, bem como da criatividade e do esforço da juventude na luta por uma sociedade ainda melhor.

A Diretora Regional salientou que a democracia “é um processo inacabado, um processo que se encontra em constante construção e reconstrução”, pelo que apelou aos jovens para terem um papel ainda mais ativo na sociedade.

O programa Parlamento dos Jovens, cuja sessão nos Açores decorre hoje e terça-feira na Assembleia Legislativa, é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, que é executada nos Açores pelas direções regionais da Juventude e da Educação, com o apoio do parlamento açoriano.

Este ano, as sessões regionais contam com a presença de 50 jovens 'deputados' de 25 escolas do ensino básico e de 61 oriundos de 29 escolas do ensino secundário e profissional, que vão escolher os seus representantes nas sessões nacionais.

O programa é desenvolvido ao longo do ano letivo em escolas de todo o país, culminando com as sessões nacionais na Assembleia da República.

No ano letivo 2012/2013, a Assembleia da República propôs para debate temas como 'Ultrapassar a crise',  destinado aos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, e 'Os Jovens e o Emprego: que futuro?', para os alunos do ensino secundário.

Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, dar a conhecer a Assembleia da República e as regras do debate parlamentar, promover o debate democrático e o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões são alguns dos objetivos desta iniciativa.

Os temas propostas são inicialmente debatidos nas escolas aderentes, onde depois se realiza um processo eleitoral, que inclui a formação de listas candidatas e eleição de deputados, seguindo-se agora a fase que consiste na realização de sessões regionais, nos distritos do continente e nas Regiões Autónomas.

As sessões nacionais terão lugar na Assembleia da República, a 6 e 7 de maio.





GaCS

Sem comentários: