segunda-feira, 11 de março de 2013

Luiz Fagundes Duarte participou em ação de promoção da leitura


O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura participou hoje na iniciativa Livro sobre Rodasintegrada no Plano Regional de Leitura, que decorreu dentro de um autocarro que efetuou o trajeto entre Ponta Delgada e Vila Franca do Campo, em São Miguel.

Luiz Fagundes Duarte considerou que "o autocarro é um local muito bom para ler”, sobretudo para quem utiliza frequentemente este meio de transporte, como é o caso das crianças e jovens.

O Secretário Regional recordou que o Plano Regional de Leitura visa incentivar as pessoas a ler, salientando que esta iniciativa pretendeu despertar a população para ocupar o tempo que passa nos meios de transporte com a leitura de livros, jornais ou revistas.

Ao longo da viagem entre Ponta Delgada e Vila Franca do Campo, alunos da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, parceira da Direção Regional da Educação nesta iniciativa, distribuíram livros aos passageiros.

Segundo Luiz Fagundes Duarte, pretendeu-se dar destaque aos autores e temas açorianos, que integram o Plano Regional de Leitura, frisando que, muitas vezes, as crianças açorianas "sabem muito de todo o mundo, mas sabem muito pouco acerca dos Açores e dos autores açorianos”.

Para o Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, as obras disponibilizadas podem ser em português, mas também noutra língua, desde que se ocupem dos Açores.

Durante a Semana da Leitura, que decorre até sexta-feira, vão realizar-se diversas iniciativas nas escolas da Região, com vista a motivar as crianças e os jovens para a leitura, desde o pré-escolar até ao 12.º ano.

“O que interessa, fundamentalmente, é que as nossas crianças, os nossos jovens, o público adquira o gosto de ler, isso é que é fundamental”, afirmou Luiz Fagundes Duarte 




GaCS

Sem comentários: