segunda-feira, 4 de março de 2013

Formação em Aquisição Básica de Competências, da Rede Valorizar, arranca hoje


Têm hoje início as primeiras ações de formação no âmbito da Aquisição Básica de Competências prevista para o ano de 2013 pela Rede Valorizar, do Governo dos Açores.

A Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial previa a operacionalização desta formação para o segundo trimestre deste ano, mas a Rede Valorizar conseguiu implementar já as primeiras 45 ações a realizar este ano, distribuídas pelas diferentes ilhas dos Açores e abrangendo cerca de 900 pessoas.

A Rede Valorizar é um serviço criado pelo Governo dos Açores com o objetivo de assegurar a todos os cidadãos uma oportunidade de qualificação e certificação, de nível básico, secundário e/ou profissional, pela via da certificação de competências adquiridas, assim como pelo encaminhamento para ofertas formativas.

O programa de formação assente no sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências tem como objetivo elevar as habilitações literárias de nível básico de adultos inscritos na Agência para a Qualificação e Emprego, fator que o Governo dos Açores considera essencial para a inserção no mercado de trabalho.

Cada ação, com a duração de 300 horas, inclui módulos de Português, Matemática, Empregabilidade e Informática, sendo formadores professores que se encontravam igualmente inscritos na Agência para a Qualificação e Emprego.

Um despacho conjunto do Vice-Presidente e do Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura do Governo dos Açores, publicado na passada sexta-feira, regulamenta o programa de formação.

No mesmo despacho fica prevista uma compensação aos utentes da Agência para a Qualificação e Emprego, de forma a que possam suportar os custos com o transporte e alimentação durante o período de formação.



GaCS

Sem comentários: