quinta-feira, 7 de março de 2013

Governo dos Açores associa-se às comemorações do Dia Internacional da Mulher


A Secretaria Regional da Solidariedade Social, através da Direção Regional da Solidariedade Social, e os Polos Locais de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Graciosa, São Jorge, Pico, Flores e Santa Maria promovem, numa iniciativa conjunta, várias atividades para assinalar o Dia Internacional da Mulher, que se celebra sexta-feira, 8 de março.

O programa, que arranca sexta-feira e se prolonga até 13 de março, pretende recordar os feitos e as conquistas das mulheres e pelas mulheres ao longo dos tempos, nomeadamente nas áreas económica, política e social, bem como promover uma consciencialização coletiva da população sobre a importância do papel da mulher na sociedade.

Na sexta-feira, na ilha Graciosa, o Polo Local de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Graciosa, em colaboração com os alunos das turmas Projeto Curricular Adaptado e Unidade Especializada com Currículo Adaptado da Escola Básica e Secundária da Graciosa, vão distribuir, entre as 10h20 e as 15h00, flores e alfinetes com a forma de uma flor no centro da Vila de Santa Cruz e na sala de cinema do Centro Cultural de Santa Cruz da Graciosa.

No mesmo dia, entre as 14h00 e as 21h00, será exibido na sala de cinema do Centro Cultural o spot publicitário “Homens contra a Violência Doméstica. Campanha do Laço Branco”.

Na ilha do Pico, realiza-se uma ação de sensibilização e informação, no Centro de Convívio de São João, sobre a problemática da Violência Doméstica e Violência Contra a Pessoa Idosa - Envelhecimento Ativo, seguindo-se a distribuição de mensagens alusivas à efeméride, incentivando a população masculina a valorizar o papel da mulher.

Ainda na sexta-feira, terá lugar na Praça Marquês de Pombal, em Santa Cruz das Flores, a atividade “Vamos fazer STOP à Violência contra a Mulher”, que tem como objetivo sensibilizar a população para a problemática da violência contra as mulheres.

Na ilha de Santa Maria, serão divulgados na Rádio Clube Asas do Atlântico spots alusivos à violência contra as mulheres em Portugal, incentivando a denúncia destes casos.

Nesta ilha estão ainda agendadas, entre 8 e 13 de março, várias ações de sensibilização, em parceria com a Associação de Desenvolvimento da Solidariedade Social Mariense (Salvaterra).

Em São Jorge, o Dia Internacional da Mulher é assinalado com uma gincana, sob o tema  “O Papel da Mulher na Sociedade Atual”, na Casa de Repouso João Inácio de Sousa.

No sábado, às 11h00, o Serviço de Desporto, em colaboração com o Polo Local de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Graciosa, a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e as Termas do Carapacho organizam uma caminhada para assinalar a data.

A caminhada é aberta a toda a população graciosense, incluindo o percurso algumas das principais artérias da Vila de Santa Cruz.

A todos os participantes serão distribuídas t-shirts e, no final, serão sorteados três circuitos termais.



GaCS

Sem comentários: