sexta-feira, 8 de março de 2013

Natércia Gaspar elogia “papel precursor” do Faial na promoção da igualdade e combate à discriminação


A Diretora Regional da Solidariedade Social destacou hoje, na Horta, o "papel precursor" que as instituições da ilha do Faial tiveram nos últimos anos ao nível da "promoção da igualdade e no combate às discriminações múltiplas” nos Açores.

Natércia Gaspar, que discursava na abertura do colóquio Cidadania Ativa como Prevenção da Violência Doméstica: Um Retrato da Ilha do Faial, no âmbito do Dia Internacional da Mulher, sublinhou que este empenhamento das instituições faialense “é um sinal para toda a Região”.

"No Faial, fez-se muito em termos de prevenção e sensibilização, na mudança de atitudes e de comportamentos nas várias áreas de discriminação e na promoção da igualdade”, afirmou a Diretora Regional, invocando a sua experiência ao longo da última legislatura.

Nesse sentido, destacou o papel que tem sido realizado pela PSP da Horta, salientando que “está, de facto, empenhada no trabalho da prevenção, mas também na intervenção em situações de risco”.

No caso da violência doméstica, Natércia Gaspar lembrou que o agressor, na grande maioria dos casos, é o homem, o que tem a ver “com questões culturais, com discriminação de género e com uma mentalidade que persiste em manter-se e que urge rapidamente alterar”.

“Todos nós temos que estar vigilantes para isto”, frisou a Diretora Regional, adiantando que as mulheres são vítimas de um vasto “conjunto de situações de discriminação” e é preciso “inverter este estado de coisas”.

“Atualmente, em todo o mundo, as mulheres já estão em maioria, pelo que não deixa de ser um bocadinho estranho continuarmos a ser aquele género que é ainda objeto de grande discriminação”, observou Natércia Gaspar.

Nesta legislatura, segundo a Diretora Regional, o Governo dos Açores “reforça o seu compromisso de assegurar a transversalidade da dimensão de género nas políticas públicas”, pelo que a promoção da igualdade, a prevenção da discriminação e o combate à violência doméstica são temas que estarão no “topo da agenda política” do Executivo.

Na passagem do Dia Internacional da Mulher, a Diretora Regional da Solidariedade Social fez questão de “cumprimentar todas as mulheres dos Açores”, enaltecendo o “esforço que todos os dias fazem para continuar este caminho de afirmação”, mas também deixou “uma palavra aos homens que, ultimamente, de há uns anos para cá, também já têm interiorizado este discurso”.



GaCS


Sem comentários: