segunda-feira, 4 de março de 2013

Património cultural imaterial é tema de formação para diretores de museus e bibliotecas públicas nos Açores


O património cultural imaterial vai ser objeto de formação na próxima sexta-feira, em Angra do Heroísmo, numa ação destinada aos diretores dos museus e bibliotecas públicas dos Açores, revelou hoje a Direção Regional da Cultura (DRaC).

Esta iniciativa, de acordo com a DRaC, ocorre “na sequência da publicação, em 2011 e 2012, de legislação que definiu o regime jurídico de salvaguarda do património cultural imaterial da Região e regulamentou a sua inventariação”.

A publicação dessa legislação propiciou à Rede Regional de Museus dos Açores “um olhar renovado na relação objetiva e prática com os seus acervos, à luz do conceito de património associado e da execução de uma política de registos, atenta aos processos de evolução espontânea dos fenómenos da cultura popular”.

Nesta ação, que decorrerá no Palacete Silveira e Paulo, vão intervir o Diretor Regional da Cultura, Nuno Lopes, e as investigadoras Clara Bertrand Cabral, responsável pelo setor da Cultura na Comissão Nacional da Unesco, e Ana Carvalho, do Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades, da Universidade de Évora.

Estas investigadoras são autoras de obras sobre a problemática mundial, relativamente recente, da salvaguarda e inventariação do património cultural imaterial e das relações dos bens culturais de natureza intangível com a prática dos museus e das bibliotecas.



GaCS

Sem comentários: