quarta-feira, 13 de março de 2013

Projeto (In)Forma-te chegou a cerca de dez mil jovens em 2012


O projeto (In)Forma-te, apoiado pela Direção Regional da Saúde, envolveu, ao longo do ano de 2012, cerca de dez mil jovens em ações desenvolvidas em contexto de recreação noturna e em atividades em áreas circundantes às escolas.

De acordo com o relatório agora concluído, neste segundo ano de funcionamento, o projeto alcançou resultados relevantes, com intervenções nas áreas da prevenção, sensibilização, minimização de riscos e redução de danos associados ao uso e abuso de substâncias psicoativas.

Uma grande parte das ações foi desenvolvida em contexto de recreação noturna, no decorrer das festas concelhias da ilha Terceira e na Semana do Mar, no Faial.

O ano de 2012 permitiu também reforçar a ação do projeto em contexto escolar e comunitário, em parceria com todas as Unidades Orgânicas da Ilha Terceira, registando-se 101 ações envolvendo 42 turmas e 1.104 alunos e 19 ações em contexto comunitário em diversas instituições, que abrangeram mais de 250 pessoas.

Nas ações desenvolvidas, foi disponibilizado diverso material informativo, realizados centenas de testes de alcoolemia, aconselhados vários milhares de jovens e cedidos cerca de cinco mil contracetivos, em contactos individualizados.

Este projeto promoveu também vários eventos, entre os quais as Noites Sem Álcool, e a emissão de pequenos spots informativos, com a designação de Shots D’(In)Formação, numa parceria com diversas rádios a nível regional.

O Projeto (In)Forma-te está vocacionado para o desenvolvimento de ações relacionadas com o uso e abuso de substâncias psicoativas, na ótica da prevenção, minimização de riscos e redução de danos.

Este projeto tem base na Terceira, mas atua também em outras ilhas dos Açores, desde Outubro de 2010, envolvendo uma equipa multidisciplinar composta por profissionais de várias áreas com experiência no trabalho com jovens.

Esta atividade é financiada pela Direção Regional da Saúde e implementada no terreno numa parceria entre o Centro Comunitário da Terra Chã e a Cáritas da Ilha Terceira.




GaCS

Sem comentários: