sexta-feira, 1 de março de 2013

Vasco Cordeiro afirma que reforço das condições para promover o sucesso escolar é um dos desafios da Região


O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, afirmou hoje, em Ponta Delgada, que o principal desafio que o setor da Educação tem, neste momento, na Região não é a existência de infraestruturas adequadas, mas o “reforço das condições de promoção do sucesso escolar e de combate ao abandono escolar precoce”.

“O que se torna necessário é, com determinação e com urgência, reforçar as condições de promoção do sucesso escolar e de combate ao abandono escolar precoce, favorecendo o desenvolvimento de um projeto educativo comum, numa lógica de articulação vertical dos diferentes níveis e tipos de escolaridade, e superar situações de isolamento de escolas e de estabelecimentos de educação pré-escolar”, afirmou.

Vasco Cordeiro frisou que, no setor da educação, “o caminho do Governo dos Açores é o caminho do sucesso dos nossos alunos”, acrescentando que ele se alcança “com trabalho”, na procura de políticas educativas mais ajustadas à realidade regional, mas também com o “esforço diário dos professores, dos alunos e de todos os membros da comunidade educativa na promoção da aprendizagem e da inclusão social”.

O Presidente do Executivo falava na cerimónia de inauguração do Jardim-Escola João de Deus de Ponta Delgada, que considerou ser “mais um ativo” na rede regional de instituições públicas e privadas de educação pré-escolar que visa assegurar uma cobertura integral do território açoriano.

“O apoio à primeira infância constitui um pilar da política educativa” do executivo, salientou Vasco Cordeiro, recordando que os Açores dispõem atualmente de 206 estabelecimentos do pré-escolar e do 1.º Ciclo, dos quais 148 da rede pública e 58 de iniciativa privada, abrangendo cerca de 20 mil crianças, dos 3 aos 10 anos.

Nesse sentido, considerou que “o contributo da iniciativa privada, sejam colégios ou instituições cooperativas e de solidariedade social, constitui uma mais-valia para o sistema educativo regional”.

“É, certamente, uma evidência afirmar que a responsabilidade da Educação compete ao Estado e, no nosso caso, à Região”, salientou, acrescentando, no entanto, que “não é de pouca importância relembrar sempre que a Educação deve ser também uma responsabilidade partilhada com todas as forças da sociedade”.

Vasco Cordeiro assegurou que o Governo dos Açores está consciente de que “a Educação é um dos pilares de um desenvolvimento sustentável”, o que justifica o investimento consistente que tem sido feito na rede escolar, recordando obras como as novas escolas de Água de Pau e da Piedade, a ampliação da EBI de Angra do Heroísmo ou a requalificação da Escola de Rabo de Peixe.

Na véspera do 118.º aniversário do Decreto de 2 de março de 1895, o primeiro instrumento legislativo que consagrou a Autonomia dos Açores, Vasco Cordeiro destacou o papel da educação “como veículo incontornável de emancipação e de independência dos cidadãos, bem como de democratização, de coesão e de bem-estar das sociedades”.

“A meta de cada um de nós, escolas da rede pública e privada, governantes, professores, pais e alunos, deverá ser sempre fazer mais e melhor, pois só o sucesso educativo abre portas a uma boa qualificação da nossa população”, afirmou o Presidente do Governo dos Açores.



GaCS

Sem comentários: