quarta-feira, 6 de março de 2013

Vasco Cordeiro apela à união dos açorianos para a Região ultrapassar a díficil conjuntura atual


O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, lançou um apelo à união dos açorianos para a Região ultrapassar a difícil conjuntura atual, criticando os que apenas se dedicam a dizer o que está mal e colocam os seus interesses acima dos interesses dos Açores.

“Devemos estar em união neste objetivo de fazer os Açores progredir, de fazer os Açores avançar e não propriamente estarmos numa postura em que interessam mais os interesses de cada um”, afirmou Vasco Cordeiro, defendendo que “se cada um fizer bem a sua parte, todos sairemos melhor desta turbulência em que vivemos”.

O Presidente do Governo frisou que “os desafios são grandes”, mas salientou que é necessário “ter confiança de que seremos capazes de os vencer”.

“Não vai ser fácil, nunca ninguém disse que ia ser fácil, mas nós vamos conseguir vencê-los. Da mesma forma que conseguimos em tantas áreas criar medidas, criar ações que ajudam as famílias e as empresas açorianas a ultrapassar este momento mais difícil que vivemos, também vamos conseguir continuar neste caminho, de forma a fortalecer a nossa capacidade para ultrapassar esta tormenta”, afirmou.

Vasco Cordeiro, que falava terça-feira à noite na cerimónia de inauguração das novas instalações da Junta de Freguesia de Norte Pequeno, em S. Jorge, defendeu a necessidade de os açorianos se “unirem à volta da Região, à volta dos Açores e de puxar para cima”.

“Imaginem o que era agora termos quem se entretivesse, quem fizesse diversão a apontar os aspetos em que porventura temos falhas. Imaginem o que é, neste temporal, haver alguém cuja principal conversa é dizer falta pintar ali, aquilo não está bem, aquilo não é bom, aquilo não deve ser”, salientou, acrescentando que “o que é necessário, sobretudo nestes tempos de temporal, é que todos se unam à volta de um objetivo, e esse objetivo é puxar os Açores para cima”.

“Eu sei, todos nós sabemos, aqueles aspetos em que, se calhar, não estamos ao mesmo nível do continente, mas falar disso deve ser motivo para querermos chegar lá, não deve ser motivo para nos por para baixo. Falar daquilo que ainda temos que fazer é um motivo para unirmos forças, para congregar energias”, defendeu o Presidente do Governo dos Açores, assegurando que o executivo que lidera “está empenhado e interessado em ajudar os açorianos a ganhar os desafios do futuro”.

“É disto que temos que falar e é isto que temos que fazer. Não interessa falar apenas do que está mal para desmerecer o esforço, o trabalho, o empenho e a determinação dos Açorianos que no dia-a-dia dão o seu melhor, o que nos interessa sobretudo é trabalhar para que se consiga vencer os desafios com que estamos confrontamos”, afirmou.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro elogiou as qualidades da freguesia de Norte Pequeno, no concelho da Calheta, considerando que o que conseguiu deve ser “inspirador, não apenas para ultrapassar os desafios do dia-a-dia, mas sobretudo para animar todos nesta tarefa com que estamos confrontados”.

“A importância, o dinamismo, a capacidade de realizar que esta freguesia tem de se multiplicar em instituições que valorizam a cultura e a história desta freguesia, deve ser motivo de orgulho para quem vê no poder local a expressão mais genuína da democracia e da democraticidade”, afirmou Vasco Cordeiro, que também destacou os resultados que foi possível obter com a colaboração entre o Governo Regional e a autarquia local, permitindo “criar melhores condições para servir todos os que vivem na freguesia”.


GaCS

Sem comentários: