terça-feira, 5 de março de 2013

Sistema Regional de Informação sobre Resíduos regista adesão crescente


A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional do Ambiente, faz um balanço positivo da adesão dos utilizadores do Sistema Regional de Informação sobre Resíduos (SRIR) na submissão dos mapas de registo de resíduos.

No prazo previsto para a recolha de informação referente ao ano de 2012 foram submetidos 612 mapas de registo de resíduos, mais 130 do que no ano anterior.

Esta adesão é um bom indicador do desempenho ambiental das empresas e entidades açorianas abrangidas pelas obrigações legais do Decreto Legislativo Regional n.º 29/2011/A, 16/11.

Estão abrangidas por esta obrigatoriedade, entre outras entidades públicas e privadas,  as empresas que produzem resíduos não urbanos e empreguem pelo menos seis trabalhadores, as que produzem resíduos urbanos cuja produção diária, aferida pela média mensal dos últimos três meses, exceda o volume de 1.100 litros ou 250 kg, resíduos perigosos não urbanos e ainda resíduos hospitalares.

Face às novas melhorias implementadas, essencialmente na aplicação informática, foram recebidos comentários positivos e também sugestões por parte dos utilizadores que inserem a informação.

A Direção Regional do Ambiente dará continuidade aos trabalhos de validação, em conjunto com entidades de acesso ao SRIR, e disponibilizará, sob a forma de relatórios de síntese, a informação tratada para consulta de qualquer cidadão interessado.



GaCS

Sem comentários: