sábado, 22 de junho de 2013

Casa dos Dabney e Aquário de Porto Pim já estão abertos ao público

O Complexo do Monte da Guia, que inclui a Casa dos Dabney e o Aquário de Porto Pim – Estação de Peixes Vivos, na ilha do Faial, já pode ser visitado pelo público.

Estas novas infraestruturas, integradas no Parque Natural da Ilha do Faial, foram inauguradas esta semana pelo Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, e têm como missão apresentar aos visitantes o processo de recuperação e requalificação da área do Monte da Guia, em termos de património natural e arquitetónico.

A Casa dos Dabney, entre 15 junho e 15 setembro, está aberta ao público de segunda-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

De 1 janeiro a 14 junho e de 16 setembro a 31 dezembro, o espaço de visitação que retrata a vida desta família no séc. XIX na ilha do Faial, funciona de terça a sexta-feira, das 09h30 às 13H00 e das 14H00 às 17H30, e aos sábados das 14h00 às 17h30, encerrando domingo, segunda-feira e feriados.

Durante a visita pode ser visto um documentário sobre a família Dabney que foi coproduzido pela Delegação do Faial da RTP-Açores, Direção Regional do Ambiente e Câmara Municipal da Horta.

O filme, com narrativa de Sidónio Bettencourt, guião e direção de atores de Vítor Rui Dores, realização de José Augusto Careiro e consultoria histórica de Estela Silveira, tem uma duração de cerca de 13 minutos, estando prevista a sua exibição no domingo, 23 de junho, às 20h40, na RTP/Açores.

De 15 junho a 15 setembro, o Aquário de Porto Pim  – Estação de Peixes, onde se podem ver algumas das espécies costeiras mais comuns, uma estação de transferência de peixes vivos, uma exposição sobre o Parque Marinho dos Açores e um filme sobre o mar profundo da plataforma continental contígua ao arquipélago, está aberto de segunda-feira a domingo, das 10h00 às 17h30.

Este espaço tem como objetivo a promoção do conhecimento sobre o Mar dos Açores, sendo a educação e sensibilização ambientais e a recuperação de animais marinhos sensíveis as principais missões que o Parque Natural do Faial efetua neste centro.

De 1 janeiro a 14 junho e de 16 setembro a 31 dezembro, as visitas funcionam por marcação prévia.

Até 30 de junho, os dois espaços estão abertos a visitantes com entrada gratuita, sendo que as crianças até aos 12 anos nunca pagam ingresso nos centros interpretativos dos Açores.




GaCS

Sem comentários: