segunda-feira, 17 de junho de 2013

Presidente do Governo dos Açores recebeu Embaixador da Noruega

O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, recebeu hoje o Embaixador da Noruega em Portugal, numa audiência que serviu para a análise de matérias de interesse comum, relacionadas com o aproveitamento do Mar e da energia geotérmica.

“No âmbito do Espaço Económico Europeu - uma parceria que envolve também a Noruega – existe um conjunto de incentivos disponíveis” para duas áreas em que a Região tem um particular interesse, afirmou Vasco Cordeiro, no final da audiência, em Ponta Delgada.

Vasco Cordeiro salientou que uma das áreas abrangidas por estes incentivos é, especificamente, a que tem a ver com o Mar, um processo que decorre em articulação com o Governo da República e no qual os Açores “colocam grandes expetativas em relação ao potencial que esse processo tem para o desenvolvimento deste setor na Região”.

“Um outro processo está relacionado com o aprofundamento do conhecimento da energia geotérmica, no qual a EDA está diretamente envolvida, e que constitui uma forma de valorizar uma característica dos Açores e, por esta via, valorizar a nossa Região”, afirmou o Presidente do Executivo Regional.

No final da audiência, Vasco Cordeiro recordou, por outro lado, que as relações entre os Açores e a Noruega não são recentes, apontando o exemplo do Turismo, setor em que os Açores têm um produto que interessa ao mercado norueguês.

“Para além desse relacionamento económico, existe um relacionamento em outras áreas. Recordo que a Noruega fez parte do grupo de países que, no âmbito do projeto Velhos Guetos, Novas Centralidades, teve uma intervenção positiva na vila de Rabo de Peixe”, frisou Vasco Cordeiro.


Anexos:
2013.06.17-PGR-EmbaixadorNoruega.mp3


GaCS

Sem comentários: