sexta-feira, 21 de junho de 2013

Comparticipação pública aumenta ou mantém-se em 75 por cento das instituições sociais com novo sistema de financiamento

A Secretária Regional da Solidariedade Social reafirmou hoje que cerca de 75 por cento das instituições sociais não vão sofrer reduções de financiamento com a reforma em curso e que 48 por cento vão mesmo ver aumentada a comparticipação financeira.

“A transição faz-se para um modelo mais justo”, afirmou Piedade Lalanda, salientando que o novo modelo procura mais eficiência na gestão e um melhor aproveitamento de sinergias entre instituições.

Piedade Lalanda falava, em Angra do Heroísmo, no final de um encontro com representantes da União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e da União Regional das Misericórdias dos Açores, que considerou ter sido “extremamente positivo e participado”.

Este encontro serviu para dar a conhecer alguns dos pormenores do novo modelo de comparticipação financeira e estabelecer estratégias conjuntas de cooperação, no sentido de otimizar e aproveitar os recursos existentes.

Nesse sentido, a Secretária Regional revelou que o Governo dos Açores vai ter em conta o período de ajustamento das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ao novo modelo de financiamento público, que abrangerá, numa primeira fase, a infância, a juventude e os idosos e contará com o apoio do Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores.

Uma das novidades propostas é a criação de uma “bolsa de fornecedores privados” da Região para a “minimização de custos" na compra de bens e serviços a preços mais favoráveis.

Esta iniciativa, afirmou Piedade Lalanda, permitirá ainda às IPSS recorrerem, através de uma avença coletiva, a serviços de consultadoria jurídica e económica e financeira.

“Se as grandes IPSS têm alguma facilidade de terem um recurso de consultadoria nessas áreas, as pequenas IPSS têm alguma dificuldade em aceder a esse tipo de avenças, porque as necessidades não justificam o pagamento mensal de um consultor jurídico ou financeiro”, sublinhou a Secretária Regional.

Nesse sentido, referiu que esta iniciativa permitirá minimizar as despesas e, ao mesmo tempo, “aumentar a eficiência de funcionamento e a qualidade dos serviços que prestam nas suas valências”.

Durante a reunião, Piedade Lalanda afirmou a disponibilidade do Governo dos Açores para facultar “módulos de formação” em áreas de interesse demonstradas pelas IPSS, dirigidas aos seus dirigentes e responsáveis.

“O espírito de base é de cooperação entre o Governo Regional e a Rede das IPSS e uma abertura de parte a parte para construirmos em conjunto a aplicação concreta do novo modelo de financiamento nas fases seguintes que serão a concretização dos novos acordos de cooperação”, frisou, salientando a importância de envolver as instituições sociais.


Anexos:
2013.06.21-SRSS-ReuniaoRIPSSAeURMA.MP3

gaCS

Sem comentários: