quarta-feira, 19 de junho de 2013

Presidente do Governo anuncia investimentos para a Ilha do Faial

O Presidente do Governo dos Açores garantiu hoje que o Faial assume um “lugar de destaque” na estratégia governamental de desenvolvimento da Região e anunciou que, também por essa razão, a Carta das Obras Públicas prevê investimentos significativos para a ilha.

“Nos próximos anos, o Faial receberá cerca de 50 milhões de euros, contabilizando apenas as novas empreitadas de obras públicas já planeadas, as quais são, por sua vez, apenas parte do conjunto de investimentos que o Governo tem previstos para esta ilha e que vão dar cumprimento a compromissos assumidos com a população”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo, que falava na inauguração da última fase de intervenção em Porto Pim, que inclui o Aquário e a Casa dos Dabney, na cidade da Horta, adiantou que o Executivo pretende avançar com a beneficiação da Avenida Príncipe Alberto do Mónaco, com a requalificação do Entreposto Frigorífico da Horta e com a construção do Centro de Dia dos Flamengos.

“Temos também já planeados investimentos de grande importância para o Faial, como sejam a segunda fase da requalificação da frente marítima da cidade, estruturante ao nível turístico e urbanístico, valorizando ainda mais a relação da população desta ilha com o Mar, e a construção de um novo quartel de bombeiros, há muito ansiado pela corporação”, anunciou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo salientou, por isso, que o Executivo “rejeita as críticas infundadas de quem, sistematicamente, teima em desmerecer a sua própria ilha”, com alegadas acusações de esvaziamento e de falta de investimento, mesmo quando as evidências demonstram o contrário.

“Estas evidências mostram que a ilha do Faial tem em curso, este ano, obras que, no total, ascendem a mais de 28 milhões de euros nas mais diversas áreas, as quais são bem demonstrativas da relevância que esta ilha assume, não só para o projeto de desenvolvimento do Governo, mas também para a centralidade histórica que tem de continuar a ser uma das suas imagens de marca”, adiantou Vasco Cordeiro, frisando que “não só de obra física se constrói o futuro da ilha”.

Vasco Cordeiro apontou o exemplo da futura Escola de Marítimos dos Açores, que ficará instalada nas antigas instalações da Rádio Naval e “vai permitir criar uma nova centralidade na cidade da Horta, aproveitando a reabilitação de edifícios emblemáticos desta cidade”.

“Esta é, no fundo, a mesma estratégia que o Governo dos Açores aplicou para as atuais instalações do Departamento de Oceanografia e Pescas, garantindo, não só as condições excelentes para o trabalho de investigação, como também a recuperação de um edifício representativo do Faial”, salientou.

Integrado no Parque Natural da Ilha do Faial, que foi distinguido pela Comissão Europeia como Destino Europeu de Excelência, um importante galardão atribuído pela União Europeia aos melhores locais da Europa para atividades turísticas sustentáveis, o processo de recuperação e requalificação da área do Monte da Guia tem vindo a concretizar-se nos últimos anos no âmbito de uma visão integrada e de valorização de todo o seu potencial natural e construído.

Este processo implicou a recuperação do património natural, arquitetónico e cultural, através da reconstrução de infraestruturas, a criação de espaços de informação e sensibilização, a definição de percursos pedonais de visitação e ações de conservação.




GaCS

Sem comentários: