sábado, 22 de junho de 2013

Vítor Fraga anuncia concurso para construção de nova ponte na Ajuda da Bretanha

O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou hoje que o Governo dos Açores vai lançar quarta-feira o concurso para a construção de uma nova ponte na zona da Grota da Levada, na Freguesia da Ajuda da Bretanha, em S. Miguel.

Vítor Fraga revelou, no final de uma visita ao local, que a empreitada, orçada em cerca de 500 mil euros, deverá ter início em setembro, tendo um prazo de execução de três meses.

A obra consistirá na construção de um quadro fechado em betão armado com 10 metros de largura por 9,50 metros de altura livre, muros adjacentes e muros de gabiões para estabilização dos taludes no leito da grota, estando também previsto um dispositivo de retenção de caudal sólido a montante da ponte, a reposição das infraestruturas existentes e a repavimentação da estrada na área de intervenção.

O Secretário Regional adiantou que “este é um investimento que se enquadra na requalificação das vias regionais”, através do qual será implementado “um projeto que é uma solução diferente da que existe atualmente”, já que será construída “uma ponte com barreiras de retenção para detritos sólidos, de forma a proteger também as populações, eventualmente na situação de novas chuvadas”.

Vítor Fraga frisou que “o Governo dos Açores governa para servir as populações".

"Ao contrário do Governo da República e de alguns partidos da oposição, que tentam branquear esta situação, nós estamos empenhados em criar condições para que se viva melhor nos Açores”, afirmou Vítor Fraga, acrescentando que é esse trabalho que está a ser desenvolvido.

O Secretário Regional salientou ainda que este investimento revela-se prioritário porque “a via está numa situação muito degradada", que coloca em causa a segurança rodoviária, além de que o Governo pretende "precaver situações futuras em termos de canalização da água para junto das zonas habitacionais”.



Anexos:



GaCS

Sem comentários: