sábado, 29 de junho de 2013

Presidente do Governo analisa com Embaixador Chinês matérias de interesse para os Açores

O Presidente do Governo dos Açores recebeu hoje o Embaixador da China em Portugal, um encontro que Vasco Cordeiro considerou “muito importante” por ter permitido analisar várias matérias de interesse para a Região, entre quais a cooperação científica e a possibilidade de exportação de lacticínios para o mercado chinês.

Vasco Cordeiro, no final de uma audiência “muito útil” com o Embaixador Huang Songfu, adiantou aos jornalistas que foi analisado o interesse que existe quanto às parcerias científicas com a Universidade dos Açores, através do Departamento de Oceanografia e Pescas, relativas ao aprofundamento do conhecimento e da investigação dos assuntos do Mar.

Outro dos temas analisados nesta audiência, que decorreu em Ponta Delgada, foi a possibilidade de aproveitamento do grande potencial que os Açores já têm na área das indústrias de lacticínios para permitir a exportação deste tipo de produtos para a China.

“A China, a nível mundial, é um dos grandes consumidores de lacticínios e os Açores são, ao nível do país, um dos grandes produtores e, desse ponto de vista, esta identidade de interesses permitirá agora que, numa escala mais prática e empresarial, se possa ajuizar da concretização dessa possibilidade”, salientou o Presidente do Governo.

Vasco Cordeiro recordou ainda que o mercado chinês só muito recentemente se abriu aos produtos do leite e lacticínios portugueses, frisando que, da parte dos Açores, “há todo o interesse em analisar aprofundadamente as possibilidades dessa parceria”.

Relativamente ao Turismo, Vasco Cordeiro disse que foi manifestada por parte do Embaixador disponibilidade em estabelecer uma parceria na promoção e na divulgação das potencialidades dos Açores, que, do ponto de vista do produto turístico, corresponde muito ao que o turista chinês procura.

Recorde-se que o aeroporto de Frankfurt, que tem ligações aéreas diretas com os Açores, constitui uma das principais portas de entrada de turistas chineses na Europa.

Anexos:
2013.06.29-PGR-AudiênciaEmbaixadorChina.mp3
GaCS

Sem comentários: