quarta-feira, 19 de junho de 2013

Vasco Cordeiro lamenta que PSD/Açores queira fugir ao debate sobre a reforma da Saúde

O Presidente do Governo lamentou hoje que a proposta do PSD/Açores para que o Executivo retire o documento que deu início ao debate sobre a reestruturação do Serviço Regional de Saúde (SRS) constitua uma forma deste partido fugir ao debate sobre este importante assunto para os Açorianos.

“Há quem ache que não deve ser debatido, que não merece o diálogo e o esforço de debate que tem sido feito, desde logo, pelo Secretário Regional da Saúde, por todo o Governo e pelo PS e por todos os participantes nas múltiplas sessões para debater este assunto”, afirmou Vasco Cordeiro.

No debate parlamentar sobre o SRS, o Presidente do Governo salientou que a decisão do Executivo Regional de promover o debate público sobre o documento constitui o cumprimento do compromisso eleitoral de “suscitar o debate com os Açorianos e pelos Açorianos” sobre esta matéria.

Vasco Cordeiro lembrou ainda que a discordância frontal pela forma como se deve processar a decisão sobre o futuro do Serviço Regional de Saúde já vem de antes das eleições de outubro, quando o PSD/Açores defendia que este assunto deveria ser remetido para o Governo da República.

“Temos, agora, o ressuscitar desta perspetiva com a recente declaração do líder do PSD/Açores a dizer para o Governo retirar a proposta, remetendo para a República a decisão sobre esta matéria”, afirmou Vasco Cordeiro, assegurando que este é um “caminho completamente diferente” do que defende o seu Governo.

O Presidente do Governo recordou, por outro lado, que, há poucas semanas, o CDS/PP apresentou - e bem - uma proposta para que o debate público sobre a reestruturação do SRS fosse prolongado no tempo e que o PSD/Açores defende agora que o Governo deve retirar o seu documento.

“Mas, afinal, quem é que foge ao debate e quer impedir os Açorianos de debaterem e de criticarem, se for caso disso, a proposta do SRS?”, questionou Vasco Cordeiro, garantindo que o Governo dos Açores continuará a promover o esclarecimento público “porque os Açorianos têm o direito de dizer o que entendem sobre o futuro do SRS”.

“Quem tem medo do debate é o PSD/Açores, porque quer que o Governo retire um documento que visa iniciar o debate”, afirmou, salientando ainda o preciosismo de a respetiva declaração política do líder do PSD/Açores ter sido feita sem direito a perguntas dos jornalistas.




GaCS

Sem comentários: