segunda-feira, 17 de junho de 2013

Vasco Cordeiro vê iniciativas de Congressistas norte-americanos sobre as Lajes como “boa notícia”, mas pede “cautela” nesta fase

O Presidente do Governo dos Açores considerou hoje “positiva” a notícia que dá conta da existência de propostas de Congressistas norte-americanos para travar a redução militar na Base das Lajes, mas alertou que estas iniciativas legislativas devem ser vistas com “cautela” nesta fase.

“Consideramos que, naturalmente, é uma boa notícia, mas que deve ser encarada com cautela, pelo caminho que esta decisão ainda tem de fazer dentro da estrutura política norte-americana, nomeadamente no Senado”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava em Ponta Delgada, questionado pelos jornalistas sobre uma notícia que dá conta que o “Congresso norte-americano pode travar reduções na base das Lajes” e que existem “duas propostas legislativas que querem o dossier melhor estudado”.

Vasco Cordeiro, que esteve novamente em Washington em contatos reservados, salientou que regista também como “muito positivo o trabalho e o empenho que tem sido desenvolvido por todos os intervenientes nesta matéria”.

“Não tenho a pretensão de pensar que resulta só do trabalho que tem sido desenvolvido pelo Governo dos Açores, já que há muita gente envolvida e empenhada neste processo. Desde logo, Congressistas federais e estatuais que, por laços familiares ou por serem eleitos por comunidades com muitos emigrantes, têm demonstrado um empenho muito forte em relação a esta matéria e que têm tomado ações concretas, assim como o Embaixador de Portugal em Washington”, afirmou o Presidente do Governo.

 “O que temos de concreto, neste momento, é um processo que encaramos com grande preocupação e no qual continuamos a trabalhar no sentido de minorar os seus efeitos sociais e económicos na ilha Terceira e nos Açores”, frisou Vasco Cordeiro.


Anexos:
2013.06.17-PGR-Base Lajes.mp3

GaCS

Sem comentários: