sábado, 11 de janeiro de 2014

Secretário Regional da Saúde apela aos açorianos para que se façam sócios da sua associação de bombeiros

O Secretário Regional da Saúde apelou hoje aos açorianos para que se façam sócios dos bombeiros, de forma a que estas associações sejam realmente “uma representação do concelho e funcionem como coletividade”.

Luís Cabral, que intervinha na abertura da reunião dos Comandantes das Corporação de Bombeiros do Açores, em Angra do Heroísmo, afirmou que o Governo dos Açores tenciona lançar uma campanha tendo em vista aumentar o número de sócios dos bombeiros, “ampliando a sua representatividade” e contribuindo também, deste modo, para que possam ter “uma gestão equilibrada das suas contas”.

Com objetivo idêntico será pedido que os munícipes de cada concelho se lembrem dos seus bombeiros na altura da entrega da declaração de IRS, consignando uma parte do imposto à Associação Humanitária do seu concelho.

“É um gesto que não tem custos para o cidadão mas que é de enorme importância para os bombeiros do seu concelho”, sublinhou Luís Cabral.

O Secretário Regional da Saúde reafirmou que será dada “especial importância” no próximo Quadro Comunitário de Apoio aos eixos especificamente destinados a melhorar a capacidade de resposta a situações de catástrofes.

No âmbito desses programas está prevista a aquisição de compressores táticos, grupos motobombas destinados à proteção das áreas urbanas, equipamento de busca e resgate em estruturas colapsadas, veículos todo-o-terreno para áreas de incêndios rurais e para apoio em áreas onde a orografia do terreno assim o exige.

Alguns desses equipamentos, designadamente grupos de moto bombas e veículos de todo-o-terreno, serão adquiridos durante o corrente ano.

Até 2020, os fundos preveem também a realização de obras para a estabilização das zonas costeiras, a regularização, reperfilamento e desobstrução de ribeiras, a limpeza e requalificação das bacias de retenção, a requalificação de frentes e núcleos urbanos degradados e a remoção de estruturas localizadas em zonas de domínio público marítimo.

Luís Cabral pediu aos comandantes dos bombeiros presentes na reunião para que, “em conjunto, desenvolvam projetos que permitam ir de encontro aos eixos que estão abertos no próximo Quadro Comunitário de Apoio".


Anexos:
2014.01.11-SRS-Bombeiros.mp3

GaCS

Sem comentários: