quinta-feira, 3 de julho de 2014

Eventos culturais devem estar associados ao turismo para atrair mais visitantes, defende Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje, nas Velas, em São Jorge, que o turismo e a cultura são conceitos que devem complementar-se para potenciar a respetiva oferta, com benefícios para ambos os setores.

“Tenho sempre defendido que o turismo e a cultura são conceitos e práticas que se complementam nos seus mais variados tipos de ação, conjugando versatilidades e transversalidades comuns”, frisou Vítor Fraga, que falava na sessão de abertura da XXVII Semana Cultural das Velas.

Vítor Fraga salientou que essa é a fórmula seguida pelo turismo cultural em todo o mundo, acrescentando que este evento é um exemplo de como o património insular se pode coligar com eventos artísticos e culturais.

O Secretário Regional afirmou que o turismo deve, sempre que possível, associar-se à promoção de valores culturais e da identidade cultural regional, nas suas mais variadas expressões, desde centros históricos a tradições, museus, espaços culturais, música, artesanato e gastronomia, entre outros exemplos.

“A Semana Cultural das Velas, a este nível do turismo cultural, é uma das nossas mais-valias”, destacou Vítor Fraga, manifestando, por isso, a “firme convicção de que deve ser utilizada para promover a ilha de São Jorge, em particular, e os Açores, de uma forma global, junto dos principais mercados emissores, à semelhança de todos os outros festivais de renome" que se realizam no arquipélago.

Nesse sentido, salientou as especificidades que eventos como a Semana Cultural das Velas têm para captar fluxos turísticos para a Região.

“Tenho a certeza de que todos concordarão comigo se disser que a valorização e qualificação da oferta turística nos Açores é algo de fundamental para todos nós”, afirmou, lembrando que, ao longo dos seus 27 anos de existência, este evento tem-se constituído como um programa apelativo, não só para o turismo interno, como também para o turismo externo.

“Temos, pois, que aproveitar ainda mais o nosso potencial turístico, as nossas particularidades ao nível da geografia, bem como a nossa diversidade ambiental e cultural”, frisou o Secretário Regional, apelando à criatividade “de todos" para que se possa criar, no contexto do turismo dos Açores, "um projeto ainda mais abrangente e participado por todos os agentes, reunindo entre nós todas as forças vivas das nossas ilhas”, já que todos os agentes, públicos e privados, têm um papel importante na promoção da oferta turística do arquipélago.

Vítor Fraga apelou ainda à promoção de mais animação turística, que considerou ser um fator diferenciador que permitirá à oferta regional desta área mostrar superiores padrões de qualidade.

“Ambicionamos um desenvolvimento que se inspire ainda mais na interação dos turistas com o nosso povo açoriano e com todo o nosso património e cultura variada, contando, para isso, também com o pequeno comércio tradicional”, afirmou.

“Queremos concelhos mais vivos, mais despertos para receber melhor quem nos visita, mais ativos e inovadores”, disse Vítor Fraga, reafirmando a disponibilidade do Governo Regional para este trabalho conjunto, que passa pelo empenho de todas as instituições, de todas as ilhas, com o intuito de criar uma oferta cultural que permita destacar a identidade de povo ilhéu, não só pela sua especificidade mas também pelas experiências que proporciona aos seus visitantes.


Anexos:


GaCS

Sem comentários: