quinta-feira, 3 de julho de 2014

Conheça as propostas da SPEA para julho

A SPEA irá organizar durante o mês de julho um conjunto diversificado de atividades, direcionadas a públicos de várias faixas etárias. As atividades propostas ao longo deste mês vão de ações de observação de aves, a visitas às áreas recuperadas pelos projetos LIFE coordenados pela SPEA em São Miguel.


 
 
SPEA
 
Assim, para o dia 4 de julho, já na próxima 6ª feira, propomos um trilho temático “Rota dos Cagarros", esta atividade consiste num percurso noturno da
Vila da Pedreira até à Fajã do Araújo com acompanhamento de um técnico
da SPEA com explicação sobre comportamento, biologia e outras
informações sobre o cagarro (Calonectris diomedea). O ponto de encontro será às 20h30 na Igreja da Pedreira, no Nordeste.


Logo no dia seguinte, 5 julho, teremos mais uma saída para contagem de  espécies marinhas (aves e mamíferos), intitulada "Dias RAM - IBA Ponta do Arnel", integrada na rede de Observadores de Aves e Mamíferos Marinhos (RAM). Esta ação decorre numa das maiores colónias de cagarros da ilha de São Miguel. O ponto de encontro será no Farol do Arnel às 06h45.

No dia 11 julho teremos um percurso noturno para “Observação de Cagarros", que consiste num passeio a pé ao início da noite até a Boca da Ribeira para observar e ouvir os cagarros (Calonectris diomedea) no seu regresso aos ninhos à noite. O passeio será acompanhado de uma breve explicação sobre a biologia e comportamento desta ave. O ponto de encontro será na Igreja da Vila do
Nordeste às 20h30.

A 19 julho teremos uma atividade dedicada à observação de aves, intitulada "De Olhos nas Aves: Lagoa das Furnas”. Esta atividade consta de uma saída de observação de aves em ponto fixo com o apoio técnico da SPEA na Lagoa
das Furnas. O ponto de encontro será nas Caldeiras da Lagoa das Furnas.

Finalmente a 26 de julho a SPEA propõe a atividade "Descoberta da Laurissilva”, que é um percurso realizado a pé numa
área com vegetação endémica e nativa da Floresta Laurissilva, perto do
Centro Ambiental do Priolo.  O grupo seguirá depois de carro para o
Miradouro do Pelado onde se poderá fazer um paralelo com a vegetação
costeira dos Açores. O ponto de encontro será no Centro Ambiental do
Priolo às 10h.


Participe nestas atividades e conheça um pouco melhor as plantas endémicas da Floresta Natural dos Açores e algumas das aves que nos rodeiam. Todas as atividades são gratuitas mas com inscrição obrigatória. Saiba como se inscrever em http://centropriolo.spea.pt. Mais informações, contactar 91 8536123.


Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves A SPEA é uma Organização Não Governamental de Ambiente que trabalha para a conservação das aves e dos seus habitats em Portugal. A SPEA faz parte da BirdLife International, uma aliança de organizações de conservação da natureza em  mais de 100 países, considerada uma das autoridades mundiais no estudo das aves, dos seus habitats e nos problemas que os afectam (ver www.spea.pt).

www.spea.pt

Centro Ambiental do PrioloCentro de Interpretação e Educação Ambiental surgido como resultado de uma parceria da SPEA com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e com a Direcção Regional dos Recursos Florestais e enquadrado no projecto de conservação do Priolo, LIFE Priolo.

centropriolo.spea.pt

Sem comentários: