sexta-feira, 4 de julho de 2014

Serviços públicos de saúde deram emprego a 300 novos enfermeiros nos últimos quatro anos, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que, em quatro anos, os serviços públicos de saúde abriram cerca de 300 vagas para novos profissionais de enfermagem.

Luís Cabral, que falava na cerimónia de entrega de diplomas aos alunos do 3.º Ciclo de Estudos Conducentes ao Grau de Licenciado em Enfermagem, frisou que, “nos Açores, ao contrário do que se passa na maioria das regiões, temos conseguido significativas oportunidades de emprego”.

Nesse sentido, salientou que foram contratados 72 novos enfermeiros em 2010, dos quais 59 nos hospitais e 13 nos centros de saúde, acrescentando que, no ano seguinte, abriram 65 vagas de enfermagem no Serviço Regional de Saúde, em 2012 entraram mais 107 enfermeiros nos hospitais e em várias unidades de saúde do arquipélago e, em 2013, foram contratados 17 novos profissionais de enfermagem.

Este ano já entraram ao serviço 13 enfermeiros e estão em curso processos que visam a admissão de um número significativo de profissionais de enfermagem, quer para a abertura de novos serviços, quer para limitar o número de horas extraordinárias.

Relativamente ao Enfermeiro de Família, o Secretário Regional da Saúde considerou que os Açores estão "um passo à frente com a experiência desenvolvida no Centro de Saúde de Vila Franca do Campo”.

Este é um projeto que está a ser reavaliado, em cooperação com a Ordem dos Enfermeiros nos Açores, no sentido de introduzir as alterações que se considerem adequadas para uma melhor resposta e enquadramento das tarefas a desenvolver.

“Verificou-se ser fundamental uma coerente integração entre a equipa de saúde, de forma a garantir uma mais-valia para o utente, o que não se verificava trabalhando de forma independente”, afirmou Luís Cabral.

Na sua intervenção, o Secretário Regional da Saúde salientou ainda que, nos Açores, “está demonstrado que os enfermeiros desenvolvem regularmente atividades para se prepararem para os novos desafios que hoje se colocam nas funções que desempenham, cada vez mais exigentes e com maior responsabilidade".


Anexos:
2014.07.04-SRS-DiplomasEnfermeiros.mp3
GaCS

Sem comentários: