quarta-feira, 20 de julho de 2016

Direção Regional da Cultura promove apresentação do Repositório Genealógico do Corvo

A Direção Regional da Cultura, através do Ecomuseu do Corvo, promove quinta-feira, 21 de julho, pelas 21h00, no Centro de Convívio da Santa Casa da Misericórdia, em Vila do Corvo, a apresentação do Repositório Genealógico do Corvo.

Este Repositório, que resulta de uma investigação na área da Demografia Histórica realizada por Maria Norberta Amorim, é uma base de dados demográfico-genealógica que cruzou, segundo uma metodologia científica, a informação dos registos de batizados, casamentos e óbitos desde o século XVII até à contemporaneidade, ficando disponível para consulta no endereço eletrónicowww.genealog.uminho.pt.

Neste contexto, e em cruzamento com outras fontes, como róis de confessados, listas eleitorais e passaportes, entre outras, será também publicada uma monografia a perspetivar a dinâmica demográfica e social trissecular do Corvo, com uma aproximação ao espaço, através de uma visita à comunidade num determinado dia da primeira metade do século XX, com identificação de cada um dos residentes de cada casa habitada, pelas respetivas trajetórias de vida e relações familiares e socioprofissionais.

Para além do interesse que suscita, para residentes ou na diáspora, o conhecimento das suas raízes, a informação organizada também colhe interesse científico, entre os cientistas sociais, sejam demógrafos, historiadores, historiadores-demógrafos, biodemógrafos, geógrafos, sociólogos, antropólogos ou médicos, no caso do Corvo, dada a sobrevivência plurissecular de uma população num espaço de tendencial isolamento.

Atendendo ao espírito e objetivos do Ecomuseu do Corvo, esta base de dados demográfico-genealógica pode servir de plataforma de diálogo entre investigadores e população, no sentido de um aprofundamento conseguido das dinâmicas demográficas e sociais da comunidade, em geral, e de cada família, em particular.

Tendo em conta o caráter inerentemente participativo do Ecomuseu, o processo de construção do Repositório Genealógico já contou, para o século XX, com a colaboração dos Corvinos, que aceitaram participar nesta aventura de autoconhecimento, abrindo, assim, um caminho de sucessivo enriquecimento para o Ecomuseu, a partir das memórias familiares que a documentação escrita não retém.

Maria Norberta Amorim é professora catedrática aposentada da Universidade do Minho e coordenadora do Grupo de História das Populações do CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, da Universidade do Porto.

Natural da ilha do Pico, tem inúmeros trabalhos publicados sobre a Demografia Histórica e Estudos de Comunidade, tendo, após a reforma, regressado aos Açores onde está envolvida em inúmeros projetos, nomeadamente na investigação das populações de ilhas açorianas.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: