quarta-feira, 5 de maio de 2010

Governo anuncia criação da Via Verde Sepsis (rectificada)



A Direcção Regional da Saúde aderiu, através dos três hospitais da Região, à Campanha Nacional de Higiene das Mãos. Fazer desta campanha uma constante do dia-a-dia, de forma contínua e empenhada, são objectivos para melhorar o desempenho nos resultados e nos benefícios de saúde.

A Directora Regional da Saúde fez hoje, em Ponta Delgada, um balanço positivo dos resultados obtidos nos hospitais de Ponta Delgada e Horta, não existindo ainda dados relativos ao Hospital de Angra de Heroísmo.

Dos indicadores propostos para a campanha, a Taxa de Adesão por Categorias Profissionais teve um aumento de 11 por cento, entre os 21 por cento na pré-campanha e os 32 por cento no final. A Taxa de Adesão aos Cinco Momentos da Higienização das Mãos e Prestação de Cuidados obteve uma melhoria de 23 por cento, 30 por cento na pré-campanha e 53 por cento após a campanha. No Inquérito de Prevalência das Infecções conseguiu-se a diminuição das infecções associadas aos cuidados de saúde em 3,21 por cento, diferença entre os 11,7 por cento em 2009 e os 8,4 por cento obtidos em 2010.

Observou-se a melhoria dos dados de vigilância epidemiológica dos microrganismos mais importantes, assim como a melhoria das infecções nosocomiais na corrente sanguínea. Registou-se ainda uma elevada taxa de consumo das soluções antissépticas de base alcoólicas.

Em suma, conquistaram-se ganhos no aumento da adesão dos profissionais à prática de higienização das mãos, na diminuição das infecções associadas aos cuidados de saúde, com todos os custos económicos e sociais inerentes a estes efeitos adversos. Obteve-se, além disso, uma maior sensibilidade e conhecimento dos profissionais de saúde para esta problemática.

Sofia Duarte alertou para outra iniciativa que está a ser promovida pelo Serviço Regional de Saúde, a criação da Via Verde Sepsis. A implementação da Via Verde Sepsis começará pelos Serviços de Urgência com unidades de saúde com cuidados de intensivos, neste caso nos três hospitais da Região, devendo esta primeira fase estar concluída até final de 2010 e a concretização da rede até 2011.

A Directora Regional da Saúde apelou para o lema da campanha: “Medidas Simples Salvam Vidas”.



GaCS/SME

Sem comentários: