quinta-feira, 22 de julho de 2010

Acessibilidades terrestres no Corvo com funções múltiplas



Na abertura da exposição “História das Estradas do Corvo – Passado … Presente” o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos (SRCTE) referiu que o sistema viário da ilha, com apenas10 quilómetros de extensão, é muito mais vasto que à partida se possa imaginar porque a rede viária regional “inter-liga-se com outras redes viárias – agrícola e municipal – constituindo um exemplo de integração viária polissémica em termos de funções e utilidade”.

José Contente acrescentou, a propósito, que a ilha do Corvo tem assim mais do que a Estrada do Caldeirão e a Estrada Leste “porque estas duas vias regionais estabelecem cruzamentos privilegiados para actividades económicas e para os residentes e turistas que podem assim desfrutar das singularidades das paisagens”.

O governante salientou que nesta exposição fotográfica estes aspectos ficam bem marcados porque a dimensão da ilha contrasta com as grandes particularidades que encerram os ambientes naturais e construídos ao longo dos séculos.

José Contente referiu ainda que “aqui no Corvo como nas restantes ilhas as acessibilidades terrestres estão impregnadas de trabalho árduo dos que souberam rasgar a ilha para chegarem mais longe dentro dela”.

O Secretário Regional prestou assim homenagem aos trabalhadores das estradas, recordando as dificuldades de todos quantos avançaram com a primeira estrada para o Caldeirão ou para a zona Leste, “que de trilho passou a estrada com as exigências da modernidade”, disse. Neste sentido, acrescentou o responsável pelas estradas regionais “hoje também homenageamos, com esta exposição, esse labor carregado de simbolismo pela energia que venceu o isolamento dentro da própria ilha”.

José Contente anunciou ainda que até ao final desta legislatura ainda serão pavimentados cerca de quilómetros da Estrada Leste da mais pequena ilha da Região.



GaCS/VS

Sem comentários: