sábado, 17 de julho de 2010

Carlos César assegura que se mantém o plano de transferência dos depósitos de combustíveis de Santa Clara



O Presidente do Governo dos Açores reafirmou esta manhã que não será renovado o alvará dos depósitos de combustível que abastecem o porto de Ponta Delgada e que até 31 de Dezembro de 2012 deverá estar concluído o processo da sua transferência.

Carlos César integrou essa transferência – reivindicada pelos moradores da freguesia de Santa Clara – num conjunto vasto de intervenções que o Governo tem executado e planeia fazer ainda na mais jovem freguesia do concelho de Ponta Delgada.

Assim, referiu o levantamento arquitectónico e arqueológico do Forte de Santa Clara e o seu futuro tratamento, a construção do terrapleno e parqueamento para embarcações de recreio junto à zona poente do porto de Ponta Delgada, a requalificação da zona envolvente das novas casas de aprestos, a activação da SINAGA como elemento patrimonial económico local e um conjunto de apoios habitacionais, entre outros.

Assegurando que, se couber ao Governo a responsabilidade de gestão do espaço do matadouro local, será tentada, em cooperação com a junta de freguesia, uma valorização desse espaço, Carlos César disse que o propósito do executivo é procurar o benefício das pessoas e das localidades.

“Se para isso pudermos contar com a colaboração da administração local, da administração das freguesias, dos cidadãos, das instituições locais e das empresas, melhor ainda. Mas, o que interessa é que, pelo menos em cada lugar haja um, dois, de preferência todos, a remar no mesmo sentido”, afirmou.

O Presidente do Governo falava na cerimónia de inauguração do Jardim Padre Fernando Gomes, uma obra de meio milhão de euros que apontou como exemplo da cooperação frutuosa entre dois níveis de administração, para além, naturalmente, do que o novo espaço significa de homenagem á memória de um sacerdote que dedicou mais de cinquenta anos da sua vida à freguesia de Santa Clara.



GaCS/CT

Sem comentários: