domingo, 25 de julho de 2010

Governo de Carlos César reservou 12 milhões de euros para obras no porto de Rabo de Peixe, que serão feitas em diálogo com os pescadores




O Presidente do Governo dos Açores presidiu hoje, no Teatro Miramar, à apresentação do esboço prévio do Projecto de Ampliação do Porto de Pescas de Rabo de Peixe, numa sessão aberta à participação dos pescadores daquela Vila.

A solução apresentada pelo arquitecto Silveira Ramos prevê o prolongamento do actual molhe e a construção de um novo molhe que nascerá na encosta da bacia. O objectivo é melhorar as condições de segurança na entrada e saída do porto, melhorar as condições de abrigo e permitir a atracagem de 80 embarcações, reduzir ou eliminar as inundações no terrapleno, que será ampliado, e servir actividades marítimo-turísticas e industriais. O Governo pretende ainda avançar para uma boa rampa de varagem, para um cais de pórtico e para a construção de um edifício polivalente no terrapleno, que irá ter um entreposto de frio, túneis de congelação e tanques de salmoura para processamento de peixe na área da filetagem.

Carlos César anunciou que o seu Governo já reservou 12 milhões de euros para esta solução e propôs uma calendarização: concluir até ao final deste ano a discussão do projecto com os pescadores, lançar o concurso para a empreitada no início do próximo ano, de forma a arrancar com as obras em 2011. O Presidente do Governo quer criar em Rabo de Peixe “ o melhor porto virado ao norte dos Açores”.

Carlos César, no entanto, insiste no diálogo. Afirma que estar no Governo é aprender “ e em relação aos portos de pesca, há uma coisa que já aprendi”, acrescentou, “ é que há dois engenheiros: o engenheiro técnico, formado pelas universidades técnicas, e o engenheiro da profissão da pesca, formado pela universidade da vida. Temos de casar a ciência com a experiência e esse é um trabalho custoso que deve ser feito com muita responsabilidade”

O Presidente do Governo apelou à humildade dos técnicos perante a experiência dos pescadores e à compreensão e respeito dos pescadores perante o saber e os estudos dos técnicos. “ A minha função é que ambos resolvam bem este problema e se encontre o melhor resultado”, referiu. O Presidente propõe a criação de uma comissão de representantes dos pescadores que, inclusive, se desloque ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil onde serão feitos os testes em modelo reduzido das obras do porto, mas alerta que “ as soluções de engenharia marítima na costa norte de S.Miguel são sempre difíceis e que qualquer solução, por melhor que seja, terá sempre dificuldades”.

A finalizar, Carlos César referiu que “ Rabo de Peixe depende muito das pescas e o Governo quer que essa relação estreita continue, porque é um factor de riqueza não só para a Vila como para toda a Região”. Daí a aposta em actividades de valor acrescentado e bens transacionáveis para exportação, como a filetagem, e o projecto que já deu entrada no Governo de modernização de uma grande fábrica da Cofaco em Rabo de Peixe. O objectivo é trazer mais riqueza para os pescadores e para as suas famílias, envolvendo um grande investimento na formação e na especialização, de forma a dignificar cada vez a profissão e o sector.



GaCS/SF

Sem comentários: