sexta-feira, 16 de julho de 2010

Presidente do Governo apoia investimento do Grupo Nelson Quintas nos Açores



O Presidente do Governo recebeu, hoje em Sant´Ana, o Presidente do Grupo Nelson Quintas, que anunciou um investimento entre os 46 e os 53 milhões de euros para a ilha de S. Miguel.

Trata-se de um projecto industrial na área da biotecnologia e do ambiente que irá aproveitar o soro do queijo, normalmente considerado um resíduo, em produtos de valor acrescentado para a indústria alimentar. O projecto pretende transformar o soro em concentrados proteicos e num açúcar com funções benéficas para a saúde humana, que depois podem introduzidos em produtos alimentares como o leite, yogurtes, gelados, pão e chocolates. O objectivo é introduzir diferenciação para competir nos mercados internacionais, ao mesmo tempo que estão certificados ambientalmente. Servirá sobretudo para a exportação, mas também estará disponível para a indústria açoriana.

O Grupo liderado por Jorge Nelson Quintas é um dos mais credíveis e inovadores do país, actuando em diversas áreas, nomeadamente na ambiental.

Após a audiência, em declarações aos jornalistas, Carlos César enalteceu a relevância deste projecto “em primeiro lugar por se tratar de um Grupo cuja credibilidade e interesse em se instalar nos Açores tem uma importância grande. Em segundo lugar porque se trata de um projecto que ajuda à modernização da fileira do leite nos Açores e introduz um valor acrescentado através da transformação do soro do queijo”.

Para o Presidente do Governo, “em projectos desta natureza, pela sua dimensão e pela sua qualidade, pelo valor que inculca na actividade económica nos Açores, na actividade produtiva e neste sector em especial, deve merecer o máximo apoio que os dispositivos legais proporcionam. O que nós dissemos hoje aos nossos interlocutores foi que podem e devem contar com o apoio dos sistemas de incentivos regionais, considerando que este investimento é um projecto de elevado interesse regional”.

Carlos César sublinhou ainda o impacto que este projecto pode vir a ter. “Trata-se de uma área complementar de negócios para os nossos produtores, com o fornecimento do soro, que torna a nossa agricultura, na vertente pecuária e da produção de leite, melhor aproveitada em todo o seu potencial. A existência de uma unidade industria, com estas características e este valor, transmite à produção no sector do leite maior riqueza, que é distribuída por todos os intervenientes. Além disso, este é um projecto que, em função da investigação que tem associada e das tecnologias que são usadas, importa valor científico, atrai a investigação e necessita dela e beneficiará instituições científicas como a nossa Universidade. Fixará nos Açores mão-de-obra e recursos humanos com elevada qualificação técnica e académica. Se se concretizar, como esperamos, será muito bom para os Açores”.



GaCS/SF

Sem comentários: