segunda-feira, 26 de julho de 2010

Direcção Regional da Cultura procede a restauro na sacristia da Igreja de Nossa Senhora da Guia



O Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura, está a proceder a uma importante intervenção de restauro na sacristia da Igreja de Nossa Senhora da Guia, anexa ao edifício do Convento de S. Francisco, actual Museu de Angra do Heroísmo, com o objectivo de, já no próximo ano, abrir ao público mais aquele espaço.

A intervenção consiste no restauro dos bens integrados na citada sacristia, nomeadamente no tecto, nos elementos arquitectónicos em pedra e no grande arcaz que ocupa toda uma das suas paredes.

O tecto, cuja recuperação se encontra concluída, foi o primeiro conjunto a ser intervencionado. É composto por trinta e dois caixotões em madeira de cedro profusamente entalhada, policromada e dourada. Totalmente desmontados, os trinta e seis caixotões foram objecto de limpeza, fixação da folha de ouro e policromias, integração estrutural através da remoção de elementos metálicos, introdução de elementos em madeira que estavam em falta e aplicação da protecção final.

Por sua vez, um lavabo em pedra esculpida, as sancas de portas e janelas e o arco de acesso ao lavabo foram também objecto de um cuidadoso processo de recuperação.

O arcaz é uma imponente estrutura em madeira de jacarandá, com cerca de onze metros de comprimento. Integra um corpo inferior de quatro blocos de gavetões e tem no alçado um nicho em madeira entalhada e dourada. Concluída no passado mês de Junho uma primeira fase da intervenção do corpo inferior e recolocado no local primitivo, prossegue agora a intervenção no alçado, cuja conclusão se estima venha a ocorrer no princípio do próximo ano.

Com mais esta intervenção, a cargo das oficinas de Marcenaria, Carpintaria Especializada, Artes Decorativas e Ornamentais da Divisão do Património Móvel e Imaterial da Direcção Regional da Cultura, o Governo dos Açores continua a dar prosseguimento à valorização e divulgação do extenso património móvel e imóvel açoriano.



GaCS/SF/DRaC

Sem comentários: