segunda-feira, 19 de julho de 2010

Empreendedorismo do tecido empresarial dos Açores com novos apoios



O Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro presidiu esta manhã, em Ponta Delgada, à cerimónia de assinatura de um protocolo de cooperação entre a APIA - Agência para a Promoção do Investimento dos Açores e a InovCapital - Sociedade de Capital de Risco, SA..

Este protocolo visa criar um fundo de capital de risco no valor de um milhão de euros, para apoiar projectos que constituam uma oportunidade de negócio de micro, pequenas e médias empresas, em todas as fases de desenvolvimento.

Turismo, saúde e bem-estar, ciências do mar e aquacultura, tecnologias agro-alimentares, ambiente, energias renováveis, biotecnologia tecnologias da informação e comunicação, investigação aplicada e outras consideradas de interesse, são algumas das áreas de actividade abrangidas.

Para Vasco Cordeiro, este é mais um mecanismo de apoio ao empreendedorismo, a projectos inovadores que dotem o tecido empresarial dos Açores com melhores condições para levarem o prosseguimento da sua actividade.

Nesse sentido, a recém reformulação do regime jurídico de apoio ao Empreendedorismo Jovem, constitui um elemento que veio reforçar os mecanismos financeiros a projectos que nesse âmbito surjam.

Levar o empreendedorismo às escolas através da parceria com a Universidade dos Açores, na realização do concurso regional de empreendedorismo, foi outra das valências realizadas.

O Governo Regional tem plena consciência que nesta matéria ainda falta fazer muita coisa, para tal, em breve será lançado o concurso para a reformulação dos gabinetes do empreendedor, tendo em vista desenvolver uma maior proactividade no acompanhamento dos empresários açorianos, por um lado, e por outro, uma maior capacidade de resposta às solicitações diárias, anunciou o governante.

Dando com o exemplo o SIDER, Vasco Cordeiro avançou, ainda, que este programa tem até ao momento cerca de 500 candidaturas apresentadas envolvendo um investimento privado na ordem dos 330 milhões de euros.

É de salientar, que este fundo vai subsidiar aproximadamente 66 projectos, a desenvolver nos próximos 10 anos, criando 198 novos postos de trabalho, ao incremento do valor acrescentado bruto em 10 milhões de euros, vai, também, impulsionar as exportações regionais no valor de 3,3 milhões de euros e a partilha de mais-valias geradas com os promotores, de acordo com a rendibilidade do fundo.





GaCS/LM

Sem comentários: