sexta-feira, 23 de julho de 2010

Trilhos ambientais do Faial prontos a receber visitantes



Estão neste momento prontos a receber caminhantes seis trilhos ambientais na Ilha do Faial, sendo eles a Descida da Caldeira, o Perímetro da Caldeira, as Levadas, o Trilho Capelo-Capelinhos, a Subida ao Vulcão dos Capelinhos e o Trilho dos 10 Vulcões. Apenas no caso da Descida da Caldeira é obrigatório o acompanhamento por parte de um Guia do Parque Natural de Ilha. No entanto, em qualquer Trilho, a segurança e o nível informativo é superior caso se faça acompanhar por um Guia reconhecido.

O Trilho dos 10 Vulcões é o maior percurso pedestre reconhecido nos Açores, tendo 27 km de extensão e demorando 9 horas para ser percorrido na totalidade. A sua concepção partiu de um desafio feito pelos turistas dos Açores, especialistas nesta temática, que defendia a criação de percursos com maior dimensão e com maior grau de dificuldade.

Existem horários predefinidos para os percursos acompanhados por Guias do Parque no caso da Descida da Caldeira e da Subida ao Vulcão dos Capelinhos, no entanto, se os ecoturistas assim o desejarem, podem solicitar a presença do Guia para qualquer outro trilho, em qualquer horário, desde que o marquem na Casa do Parque com um dia de antecedência.

A aquisição de bilhetes para as visitas guiadas apenas pode ser efectuada na Casa do Parque, situada na base do Monte da Guia e o preço é sempre o mesmo, quer o grupo tenha uma ou doze pessoas (o máximo admissível por grupo). Há descontos especialmente concebidos para agências de viagens e empresas de turismo natureza.



GaCS/SF/DRA

Sem comentários: