sexta-feira, 23 de julho de 2010

"Música em Viagem 2" em três cidades da Califórnia



A segunda edição do workshop «Música em Viagem», realiza-se de 26 a 31 deste Mês em três cidades da Califórnia: Tulare, Sacramento e São José, numa organização do Governo dos Açores, através da Direcção Regional das Comunidades.

Neste evento vão juntar-se oito músicos – dois açorianos e seis de descendentes directos de emigrantes dos Açores, nascidos nos Estados Unidos da América, Canadá e Brasil -, todos profissionais, com formação superior em música e comprometidos em actividades do sector junto das comunidades a que pertencem.

Tal como o primeiro workshop, que ocorreu na ilha Terceira, com concertos no Faial e S.Miguel, a orientação vai estar a cargo do maestro terceirense Antero Ávila.

O reportório, para os três concertos que se vão realizar, é composto por peças de referência clássica e contemporânea, todas elas orquestradas para instrumentos de sopro, a cargo dos executantes: Carlos Bertão (Brasil), David Lourenço Costa e Mário Capote (Califórnia), John Feitor (Costa Leste dos Estados Unidos), Joseph Resendes (Ontário), Maria de Jesus Carreira (Manitoba), Paulo Borges e Rodrigo Lima (Açores).

Com esta iniciativa pretende-se que sejam melhor divulgadas e conhecidas as capacidades culturais e artísticas das comunidades açorianas, dispersas nos países de maior fixação de emigrantes dos Açores.

Depois de três dias de preparação, este grupo de músicos actuará em concertos que se realizam no dia 29 de Julho, pelas 20H00, no Tulare City Historical Museum; no dia 30, às 19h00, no Califórnia History Museum da cidade de Sacramento e no dia 31, também pelas 20H00, no Le Petit Trianon Theatre, em São José.

A entrada, para qualquer um destes concertos é livre.

Paralelamente a esta actividade, a directora regional das comunidades manterá diversos contactos com instituições e comunidade portuguesas residentes no Estado da Califórnia.

Rita Dias visitará o Lar para utentes com necessidades especiais (Alzheimer, Parkinson), em Fresno; a Casa dos Açores de Hilmar; o Centro de Evangelização e Cultura; o Portuguese Historical Society; a Biblioteca J.H. Freitas – UPEC; a Universidade de San José – Departamento de Português, assim como reunirá com as associações VALER e POSSO, ambas parceiras do Governo dos Açores na promoção da integração social dos emigrantes açorianos naquele Estado.


GaCS/LFC

Sem comentários: