sexta-feira, 16 de julho de 2010

Governo destaca “forma disponível e diligente” como abordou os trabalhos da comissão de inquérito



O Secretário Regional da Presidência sublinhou hoje, na Horta, a “forma disponível e diligente” com que o Governo dos Açores abordou os trabalhos da comissão parlamentar de inquérito ao processo de construção dos navios Atlântida e Anticiclone.

É importante que os açorianos saibam desta disponibilidade do Governo em colaborara com os trabalhos da comissão, afirmou André Bradford no Parlamento açoriano, durante a discussão do relatório da comissão parlamentar de inquérito.

Garantiu também que o Governo dos Açores sempre reconheceu “a legitimidade desta iniciativa e a sua pertinência” para o esclarecimento dos factos, não só por ser esse o nosso dever institucional mas, sobretudo, porque é essa a “nossa convicção política e o nosso dever perante os açorianos”.

André Bradford lembrou, a propósito, o modo como o Governo prontamente acedeu a todas as solicitações que lhe foram feitas pela comissão, quer na recolha e facultação de documentos, quer participando nas reuniões para as quais foi convocado.

Com 28 conclusões, o relatório da comissão de inquérito, hoje aprovado por maioria pela Assembleia Legislativa, considera que “não ser possível retirar conclusões relativamente a responsabilidades políticas pelos factos que determinaram os constrangimentos identificados nos processos de construção dos navios C258 e C259 e que levaram à revogação dos respectivos contratos de fornecimento”.


GaCS/FG

Sem comentários: