sábado, 24 de julho de 2010

Carlos César elogia pujança do Concelho da Ribeira Grande e anuncia mais investimentos do Governo Regional




O Presidente do Governo dos Açores salientou a pujança ultimamente evidenciada pelo concelho da Ribeira Grande no momento em que terminava a reunião do Governo Regional com a Câmara Municipal ribeiragrandense.

Carlos César disse que o município se afirma numa perspectiva de centralidade na ilha de S. Miguel – graças às boas ligações rodoviárias, ao empreendedorismo dos seus agentes económicos e sociais e, em particular, da sua Câmara Municipal – e que o encontro entre autarcas e governantes, se permitiu uma verificação geral sobre a situação do concelho, tornou igualmente possível uma análise das dificuldades existentes.

Por isso, como disse, o Governo ponderou também “a necessidade de antecipar ou acompanhar de forma mais cuidada alguns investimentos”, tendo decidido um conjunto de medidas, entre as quais avulta a da ampliação do porto de pescas de Rabo de Peixe, cujo projecto vai ser apresentado já amanhã.

“Este vai ser, certamente, um investimento de grande importância do ponto de vista dos nossos pescadores e do ponto de vista da modernização desta fileira, não só especificamente no norte da ilha, mas também no contexto regional, visto que o porto e os pescadores de Rabo de Peixe, como se sabe, têm um peso muito importante na economia deste sector”, sublinhou o Presidente do Governo.

Outra decisão importante foi a de o Governo se associar à Câmara na antecipação da obra de recuperação do centro histórico da Ribeira Grande, num investimento que ronda o milhão de euros.

Na área da Educação, o Governo Regional deliberou lançar, a meados de Agosto, o anúncio público de abertura do concurso da empreitada de construção da Escola Básica Integrada da Ribeira Grande, uma obra que ultrapassará os 14,5 milhões de euros e irá alterar, profundamente, como espera o Governo, a infra-estruturação do sector da educação no concelho.

Carlos César revelou igualmente que, ainda em Agosto, vai ser aberto o concurso para a construção – com um preço base não inferior a 12 milhões de euros – do Centro de Artes Contemporâneas “Arquipélago”, um equipamento de excelência “que não só prestigiará e qualificará a cidade da Ribeira Grande, como se capacita como uma infra-estrutura cultural de qualidade no âmbito da ilha de S. Miguel e dos Açores.”

A eventual futura ampliação deste Centro de Artes Contemporâneas fica, desde já, acautelada por um acordo entre o Governo e a edilidade para a cedência do actual campo de futebol adjacente ao edifício, em troca do apoio governamental à construção da cidade desportiva do concelho.
Ainda este ano vai também ser lançado o concurso para a construção, no valor de meio milhão de euros, do Centro Interpretativo da Caldeira Velha, uma área que é Monumento Natural Regional e cuja gestão, actualmente a cargo do Governo, será passada à Câmara Municipal.

A edilidade será, por outro lado, apoiada pelo executivo, talvez ainda na presente legislatura, na obra de construção do acesso entre o Monte Escuro e a antiga Fábrica das Lombadas, com o que se requalificará uma zona de grande interesse e notoriedade.

Sendo a Câmara da Ribeira Grande uma das poucas câmaras açorianas com um Plano Municipal de Habitação, nem por isso deixa de registar carências no concelho que gere, pelo que o Governo – apesar de ter já recuperado ali muitas centenas de habitações – articulou com a edilidade a continuidade desse esforço de investimento.

Carlos César, que havia já presidido, na manhã de ontem, a uma reunião do seu Governo com o Presidente da Câmara da Lagoa, manifestou a sua satisfação pela forma como decorreram os dois encontros, os primeiros de uma série que vai abranger todas as câmaras municipais de S. Miguel, Terceira e Faial, ilhas que, por sediarem departamentos governamentais, não estão abrangidas pelas visitas estatutárias anuais do Governo, conforme estipula o Estatuto Político-Administrativo.



GaCS/CT

Sem comentários: