quarta-feira, 21 de julho de 2010

Grampo nasce a Sul do Pico



A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar informa que se encontra a Sul do Pico um golfinho recém-nascido da espécie Grampus griseus, conhecida localmente por Grampo, Moleiro ou Golfinho de Risso.

Para protecção dos mamíferos marinhos, relembra-se a necessidade de cumprir estritamente as regras para a observação de cetáceos e que, sempre que um grupo com crias em particular seja avistado, as embarcações se mantenham a uma distância particularmente conservadora. É desaconselhada qualquer aproximação a esta ou qualquer cria e é totalmente interdita a natação com as mesmas.

Os cetáceos estão protegidos pela Convenção de Berna e pela Directiva Habitats, considerando-se “um verdadeiro privilégio que escolham as ilhas dos Açores para se reproduzirem.” referiu o Director Regional do Ambiente, Frederico Cardigos. “Não é a primeira vez que registamos um acontecimento deste género, mas devemos criar as condições para que esta e outras crias tenham sucesso e que as nossas águas sejam escolhidas para mais destes felizes eventos.”

Os grampos são facilmente reconhecíveis pela despigmentação generalizada que vão ganhando ao longo da vida e pela presença de cicatrizes brancas que apresentam sobre uma pele acinzentada. Pensa-se que estas cicatrizes são o resultado de interacções sociais com outros animais do mesmo grupo e de lutas com as suas presas favoritas, as lulas. Por esta razão, quanto mais idosos, mais esbranquiçados se tornam os indivíduos.

É frequente ver esta espécie em agrupamentos com outros golfinhos e baleias-piloto. Podem permanecer em baixo de água durante mais de trinta minutos, mas o típico é mergulharem durante um ou dois minutos e voltarem para respirar durante 15 a 20 segundos.



GaCS/SF/DRA

Sem comentários: