domingo, 25 de julho de 2010

Dia do Agricultor é reconhecimento do mérito da actividade agrícola



O Secretário Regional da Agricultura e Florestas participou, ao longo do dia de hoje, em representação do Presidente do Governo, nas comemorações do Dia do Agricultor da Terceira.

Noé Rodrigues, em declarações aos jornalistas, considerou este espaço de convívio, que se realiza “um pouco por todas as ilhas”, como uma forma de “homenagear o agricultor açoriano, pelo muito que tem feito pelo nosso desenvolvimento, pelo progresso da nossa economia” e é por isso que o Governo se associa sempre a estas iniciativas.

Mas para além da vertente económica, sublinhou o governante, a agricultura desempenha também “um papel fundamental na manutenção da nossa paisagem tradicional e na valorização das nossas comunidades rurais”.

O programa do Dia do Agricultor incluía um almoço-convívio, a inauguração da primeira intervenção no edifício onde vai ser instalado o Museu da Agricultura, no local onde decorreu o evento, na Queimada, freguesia dos Altares, a entrega de prémios de contraste leiteiro e uma tourada à corda.

Sobre a entrega de prémios aos produtores proprietários das melhores explorações e melhores vacas em contraste leiteiro na última campanha, Noé Rodrigues disse que o Governo tem vindo a desenvolver um esforço significativo, em conjunto com as associações do sector, para garantir mais qualidade e melhor rendimento.

“O contraste é um instrumento extremamente importante das explorações agrícolas”, porque dá a possibilidade de “identificar com clareza quais os animais que têm maior capacidade produtiva, que dão mais rendimento” e é por isso, disse o Secretário Regional, que o Governo açoriano tem “reforçado muito o apoio às associações”, para disponibilizarem esse serviço aos seus associados.

Através do contraste leiteiro realizado na última campanha, foi possível apurar que a vaca mais produtiva da Terceira deu mais de 14 mil litros de leite e, no caso das novilhas de “primeira vez”, o animal mais produtivo deu quase 12 mil litros.



GaCS/FA

Sem comentários: