sexta-feira, 30 de julho de 2010

Governo assina escritura dos terrenos da Casa Manuel de Arriaga



Com a presença do Director de Serviços de Património da Vice-Presidência do Governo e o representante da Diocese de Angra, realizou-se no passado dia 22 de Julho a escritura que confere à Região a propriedade dos terrenos onde se encontra implantada a Casa Manuel de Arriaga, o seu jardim adjacente e as antigas hortas e pomar, numa área total de 5170 m2.

Recorda-se que no dia 6 do corrente mês foi assinado o contrato e consignada a obra de reabilitação da Casa Manuel de Arriaga à empresa Nascimento, Neves & Filho, Lda. Esta empreitada está orçada em 900.000 euros, acrescidos de IVA à taxa legal em vigor, tem um prazo de execução de 240 dias e o projecto da autoria do gabinete “Rui Pinto I Ana Robalo, Arquitectos”.

A execução desta obra corresponde ao compromisso de Governo de reabilitar o imóvel e o seu jardim anexo, espaços estes que considera importantes para o objectivo subjacente ao projecto que pretende desenvolver na Casa Manuel de Arriaga. Com a sua recuperação e consequente instalação do respectivo projecto museológico, o Governo dos Açores tem por objectivo restituir aos faialenses e açorianos em geral um espaço que, para além de evocar a memória de Manuel de Arriaga, significará também um território de reflexão dos ideais republicanos e de sensibilização para os valores da cidadania. Numa fase posterior será programada a intervenção no terreno correspondente às antigas hortas e pomar.

Em simultâneo, decorre a elaboração do projecto museográfico, a cargo do designer Rui Filipe e com o apoio científico do Prof. Doutor Sérgio Campos Matos, em articulação com o Museu da Horta. Paralelamente, decorrem também negociações com herdeiros e outros proprietários tendo em vista a constituição de depósito de algumas peças raras e únicas que se consideram importantes no âmbito deste projecto.


GaCS/DRaC

Sem comentários: