segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Açores representam Portugal em Bruxelas na celebração do Dia Europeu do Turismo de 2011


Os Açores, através do destino Parque Natural do Faial, estarão representados na exposição do Dia Europeu do Turismo, no próximo dia 27 e 28 de Setembro em Bruxelas. Neste evento será entregue o galardão “EDEN” – Destino Europeu de Excelência” ao Parque Natural do Faial, sendo o primeiro, e até agora único, destino português ao qual este galardão foi atribuído.


Será, ainda assinada a declaração de Bruxelas sobre a Rede Europeia de destinos de excelência para o turismo sustentável, rede da que o Parque Natural do Faial fará parte.

O acrónimo EDEN (European Destinations of Excellence) designa os Destinos Europeus de Excelência, uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia, que tem por objectivo fomentar modelos de desenvolvimento sustentável. Este projecto teve início em 2007 mas 2011 é o primeiro ano em que Portugal se associa.

Os destinos participantes devem demonstrar que desenvolveram um projecto sustentável e economicamente viável e que vá de encontro ao tema anual escolhido pelo EDEN, evidenciando os aspectos únicos que proporcionarão aos turistas uma experiência inolvidável.

Este ano tema escolhido é Tourism and regeneration of physical sites (Valorização Turística de Sítios) e visa dar destaque a destinos turísticos nacionais (não tradicionais) que tenham requalificado os seus sítios naturais ou o seu património local, convertendo-os em atracções turísticas que se constituam, por essa via, como catalisadores de uma maior dinamização local. Portugal associa-se pela primeira vez a esta iniciativa comunitária.

O sucesso da candidatura do Parque Natural do Faial deveu-se ao facto de nele estarem integrados cinco centros de visitantes (Casa do Parque, Fábrica da Baleia, Jardim Botânico, Casa do Cantoneiro e Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos), sendo que todos resultam de recuperações de edifícios antigos. Também a inclusão de estações interpretativas e a recuperação de sete trilhos pedestres (Circuito do Monte da Guia, Perímetro da Caldeira, Descida da Caldeira, Levada, Capelo Capelinhos, Vulcão e Trilho do 10 Vulcões), bem como o melhoramento das zonas de contemplação, a elaboração de um guia do Parque Natural e ainda a existência de vários parceiros de animação turística e de hotelaria, contribuíram para a recepção deste galardão.

A distinção EDEN ao Parque Natural do Faial permitirá manter e melhorar uma gestão do território, orientada para a conservação da diversidade bem como a utilização sustentável dos recursos naturais, de forma a potenciar o turismo e o bem-estar das populações. A inclusão deste destino na rede EDEN gerará um destino de referência para os Açores, trazendo como consequência um incremento na qualidade da oferta turistica.

O Governo dos Açores, através da rede de Parques Naturais, tem realizado uma gestão sustentável do território, permitindo a utilização do património geológico e biológico para criar condições e oportunidades para o combate à sazonalidade.

A participação neste evento proporcionará uma excelente divulgação do destino Açores uma vez que estará presente imprensa de todo mundo.



GaCS

Sem comentários: