sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Via Verde Sépsis arranca no Hospital de Angra


A Directora Regional da Saúde anunciou hoje o alargamento ao Hospital de Santo Espírito, de Angra do Heroísmo, a curto prazo, da rede “Via Verde Sépsis”, depois de já estar incrementada no Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada.


A rede pretende reduzir consideravelmente o número de mortos entre os doentes afectados pela sépsis, uma infecção generalizada do organismo, responsável por mais óbitos do que o enfarte agudo do miocárdio ou o acidente vascular cerebral.


A detecção precoce da doença é da máxima importância neste caso e, para isso, 113 médicos e enfermeiros receberam já formação específica para dar uma melhor resposta nesta área.


Sofia Duarte, que falava em representação do Presidente do Governo, Carlos César, na sessão de abertura do 3.º Meeting de Emergência do Hospital angrense disse também aos participantes que o programa regional para a utilização de desfibriladores automáticos externos está já operacionalizado e a vigorar nas cidades da Praia da Vitória, Angra do Heroísmo, Horta, Ribeira Grande e Ponta Delgada.


A Directora Regional afirmou que este programa “foi objecto de um planeamento rigoroso e detalhado, com implicações na formação dos operacionais que estão envolvidos no manuseamento do equipamento, para além da transmissão de dados em tempo útil” que permite “envolver um controlo médico permanente e uma constante certificação dos operacionais abrangidos”.


Sofia Duarte disse ainda que estão em curso os processos para a criação na Região de Vias Verdes do enfarte do miocárdio e do acidente vascular cerebral, com o mesmo objectivo de reduzir a morbilidade causada por essas doenças.



GaCS

Sem comentários: