terça-feira, 20 de setembro de 2011

Governo Regional inaugura mamógrafo no Centro de Saúde da Ribeira Grande


O Secretário Regional da Saúde disse hoje, na cidade da Ribeira Grande, em São Miguel, que é possível, com pouco, fazer bastante.


A afirmação de Miguel Correia foi proferida na inauguração de um mamógrafo, doado pelo Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, para servir a população do concelho da Ribeira Grande e, posteriormente, a de São Miguel quando estiver concluído o processo, já em curso, de construção de uma Unidade de Saúde de Ilha.


O governante açoriano esclareceu que foi feito apenas um upgrade àquele mamógrafo que, estando desocupado mas em óptimas condições de funcionamento, se encontra instalado no Serviço de Imagiologia do Centro de Saúde da Ribeira Grande que dispõe, também, de um Ortopantomógrafo e de um Ecógrafo.


Miguel Correia sublinhou que, a partir de agora, todas as mamografias locais serão gratuitas, dispondo a Imagiologia daquele centro de saúde de três médicos permanentes e de um radiologista contratado para prestar serviço semanalmente.


Aquele membro do executivo açoriano acredita que com a instalação do referido equipamento é possível reduzir os tempos de espera por uma mamografia, evitando atrasos e constrangimentos no acesso a estes exames.


O Secretário Regional da Saúde revelou, igualmente, que o Centro de Saúde da Ribeira Grande vai inaugurar, muito em breve, um ginásio de fisioterapia.


Questionado sobre os elevados gastos na área da Saúde, Miguel Correia admitiu a necessidade de reduzir custos, identificando-se, sobretudo, onde está o desperdício.


Considerou que há, também, uma oportunidade de melhoria se houver uma centralização na aquisição de medicamentos por parte das unidades de saúde existentes na Região Autónoma.


Esclareceu, por isso, que o Governo Regional, através da Saúdaçor, está a trabalhar nesse sentido, criando uma central de compras para os hospitais da Região e adiantou que para a redução de custos nos materiais de consumo clínico também foi preciso criar uma matriz de uniformidade, tal como para a situação dos medicamentos, e só depois avançar na consulta aos fornecedores a fim de obter uma diminuição de preços.


Miguel Correia admitiu, ainda, que há trabalho extraordinário a mais nas demonstrações financeiras dos hospitais da Região Autónoma que terá de ser reduzido entre 10 a 15 por cento, conforme já determinou o Governo Regional.


Anunciou que vai entrar em vigor no próximo dia 1 de Outubro, um Despacho que estipula o pagamento de 30 e 25 euros por hora para médicos especialistas e não especialistas nas urgências hospitalares.


Acrescentou que o diploma prevê, no entanto, a possibilidade de haver uma excepção, quando a prestação de cuidados de saúde estiver em causa e em relação ao processo de Radioterapia a instalar no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, declarou que o assunto está a ser apreciado pelo Tribunal de Contas.




GaCS

Sem comentários: