sábado, 24 de setembro de 2011

Livro sobre a História do Santa Clara regista o "passado e as emoções" do clube açoriano


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos presidiu, ontem à noite, em representação do Presidente do Governo dos Açores, ao lançamento do livro Histórias da história do Santa Clara, de Ricardo Viveiros Cabral.

José Contente sublinhou que este não é apenas um documento histórico que relata a história do maior clube açoriano, que apesar das 1250 fotografias, não é só um registo iconográfico, é, afirmou, “um registo de sentimentos, de emoções, e sobretudo de uma dicotomia que hoje foi muito bem explicada, entre o ser o ter. Vivemos numa sociedade que aprofunda cada vez mais as diferenças do ter e hoje, numa sessão deste tipo, reconhecemos antes os que são” adeptos do clube e da terra.

Num discurso singular, o Secretário dos Equipamentos dissertou sobre os sentimentos e as emoções de todos aqueles que gostam e defendem as suas origens, histórias e tradições. São essas pessoas que são carinhosamente reconhecidas e valorizadas pelos açorianos, pelas autoridades e pela respectiva comunidade.

“É essa a força dos Açores, a força do ter e do ser que nenhuma trioka nos pode tirar, é também essa a força daqueles que vão continuar a construir o futuro na Região, com a força do íntimo e do âmago dos açorianos, que vai para além do ter, mas que radica muito no ser e pertencer à nossa comunidade”, acrescentou.

O Secretário Regional não deixou de referir ainda que o Governo dos Açores está a valorizar a freguesia de Santa Clara, “a velha ferida do matadouro, uma vez que está agora na posse da Região Autónoma dos Açores, numa parceria com a Junta de Freguesia, vai ser requalificado, dando-lhe uma maior utilidade e um melhor serviço para a população”, afirmou.

José Contente dirigiu ainda palavras de apreço ao autor do livro, o médico e deputado Ricardo Viveiros Cabral, referindo que “é com muita honra que o Governo se associa a uma obra desta natureza, de uma pessoa que nós prezamos e honramos muito, para além da sua actividade profissional e política, revela-se uma pessoa de emoções e que regista esses sentimentos de uma forma indelével e útil de quantos têm uma alma desportiva e gostam da sua terra”.


GaCS

Sem comentários: