terça-feira, 27 de setembro de 2011

Manifestações de cultura popular isentas de classificação pela comissão de espectáculos


As manifestações tradicionais de cultura popular açoriana estão isentas de classificação etária por parte da Comissão Regional de Classificação de Espectáculos (CRECE), uma entidade que viu a sua criação ser aprovada hoje na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

O Secretário Regional da Presidência garantiu isso mesmo aos deputados, durante o debate sobre a proposta de diploma do Governo que cria a estrutura classificativa.

Como exemplos de isenção de classificação, André Bradford referiu as danças e bailinhos de Carnaval da ilha Terceira, as cantorias ao desafio e outras manifestações espontâneas, normalmente realizadas fora dos recintos licenciados para espectáculos.

Nos termos da proposta agora aprovada, a comissão tem por missão classificar, numa perspectiva etária e, também, do ponto de vista qualitativo, de espectáculos apresentados na Região que ainda não tenham sido classificados a nível nacional, nomeadamente cinema, videogramas e peças de teatro.

Das classificações atribuídas pela comissão, composta por cinco membros, cabe direito a recurso, nos termos do articulado do diploma.



GaCS

Sem comentários: