quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Governo avança com empreitada de estabilização do talude na Povoação



A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos consignou a empreitada de empreitada de estabilização do talude sobranceiro à estrada regional na entrada poente da vila da Povoação, na sequência dos deslizamentos de terras ocorridos no início do ano.


A obra, adjudicada à empresa Tecnovia Açores, S.A., consiste no reperfilamento do talude, em toda a extensão em frente às moradias, com a criação de banquetas intermédias, de modo a limitar a altura de cada talude e a permitir a respectiva drenagem.


O talude será posteriormente revestido com terra vegetal associada à hidrossementeira. Em cada banqueta, na base do talude, serão construídos muros de um metro e meio e valetas para drenagem, que conduzirão as águas até ao colector, a instalar na estrada regional.


O primeiro talude, ao nível da estrada, de acordo com o projecto, será mais inclinado e, por isso, será consolidado com pregagens e betão projectado, posteriormente revestido a pedra, uma preocupação ao nível da integração paisagística.


Com este reperfilamento do talude, será possível construir, junto à estrada regional, um passeio pedonal e áreas verdes.


No troço acima do caminho municipal até ao entroncamento para as Lombas do Carro e do Botão, a solução prevista passa pela escavação na base, para reperfilamento do talude, a consolidação com pregagens e betão projectado, e será ainda criada, à custa dessa escavação, uma bacia de retenção de solos, para o caso de surgirem futuros deslizamentos de terra.


Recorde-se que após o deslizamento de terras do início deste ano, foi identificada a necessidade de intervenção neste talude, efectuado o levantamento topográfico de toda a área e encomendado o projecto de execução para a sua estabilização a uma empresa da especialidade. O projecto e o respectivo mapa de expropriações ficaram concluídos recentemente, razão pela qual a tutela avança agora para a contratação da empreitada.


A estabilização do talude sobranceiro à estrada regional, na entrada poente da Vila da Povoação, implica um investimento de um milhão e trezentos mil euros.



GaCS

Sem comentários: