sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Esclarecimento da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos

A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, perante o comunicado emitido hoje pelo deputado do PSD/Açores, Marco Marques, esclarece o seguinte:

- A empreitada de reabilitação do acesso às Velas, E.R. 1-2ª São Pedro - Velas, ainda não está concluída, razão segundo a qual os muros de suporte ainda não estão com a altura definitiva. No que se refere à empreitada em curso as questões e afirmações colocadas pelo Sr. Deputado revelam um profundo desconhecimento da obra, dos critérios técnicos de boa execução e da legislação aplicável.

- A faixa de rodagem ficará com seis metros de largura, como a maioria das estradas regionais da Região Autónoma dos Açores desta categoria, estando como é óbvio no cumprimento do Estatuto das Vias de Comunicação Terrestres, aprovado na Assembleia Legislativa regional, onde o Sr. Deputado trabalha. Portanto, haverá um aumento de mais de 0,5 metros de largura na estrada, sem considerar os órgãos de drenagem e passeios que ainda aumentarão a amplitude da plataforma da estrada.

- O acesso ao Caminho dos Cavalos foi alvo de um apurado estudo, de forma a compatibilizar a diferença de cotas existentes, garantindo-se, assim, um considerável alargamento e, com isso, a melhor solução rodoviária possível. Não seria possível executar um corte do talude rochoso sem uma posterior consolidação em muro de contenção.

- O Sr. Deputado chega ao limite do intolerável quando questiona e não considera oportuno a construção de um passeio entre as Velas e São Pedro, considerando que o acesso às Velas deveria ser só para viaturas. Chega ao ridículo de ir contra as pretensões das instituições e Jorgenses de uma forma geral, aliás, até contra uma das bandeiras de campanha do actual Presidente de Junta das Velas, que pretende uma ligação pedonal entre as Velas e São Pedro. Ora, o Governo dos Açores está a fazê-lo porque considera esta uma boa pretensão da população Jorgense, que desta forma poderá circular a pé confortavelmente e em condições de segurança, o que não existia anteriormente.

Perante os factos, mais uma vez fica demonstrada a falta de coerência e conhecimento do Sr. Deputado, que mais não sabe o que fazer e inventar para procurar ter protagonismo e criar conflitos com o Governo dos Açores. O Governo, como é óbvio, responde com obra e esta é mais uma grande obra do executivo açoriano. Os Jorgenses sabem-no e reconhecem-no!



GaCS

Sem comentários: