quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Cláudia Cardoso garante que apoios educativos não estão em causa


A Secretária Regional da Educação e Formação garantiu esta tarde que os apoios educativos nas escolas da Região estão assegurados em todos os ciclos de ensino.


Cláudia Cardoso falava aos jornalistas após receber em audiência o Sindicato de Professores da Região Açores.

Depois de apresentar os números da educação a este sindicato, a Secretária Regional salientou que “pelos dados que foram fornecidos, ficou bem espelhado que neste momento nós temos assegurado o número de docentes mais do que suficiente para manter os apoios pedagógicos que temos tido ao longo dos anos”.

Cláudia Cardoso explicou que “todos os docentes de apoio solicitados pelas escolas ao nível do 2º, 3º “Ciclo e Secundário foram, na íntegra, cumpridos”.

Apenas no que diz respeito ao Pré-Escolar e ao 1º Ciclo, houve “ligeiras discrepâncias que têm a ver com a avaliação que a administração regional faz da necessidade das escolas atendendo a que as escolas têm à sua disposição cerca de 50 a 70% de docentes a mais” face ao número de turmas que têm, disse.

Cláudia Cardoso explicou que “uma unidade orgânica que dispõe de 20 turmas tem na ordem dos 40 docentes, o que significa que, sendo 20 titulares de turma, tem ainda uma bolsa de docentes que poderão prestar apoio e fazer substituições”.

Sendo assim, “ao contrário do que os sindicatos pensavam, não está em causa, em nenhum ciclo de ensino da região, os apoios educativos” afirmou.

A titular da pasta da Educação salientou ainda que “as previsões são de uma redução sistemática de alunos, nos próximos anos, até 2017”, sendo que a redução na contratação de professores “justifica-se em primeira instância com o facto de termos uma redução muito significativa do número de alunos, na ordem das 100 turmas (cerca de 2600 alunos) ” e sendo assim, naturalmente temos que necessitar de menos alunos nas nossas escolas.

Para além disso, e em virtude da aplicação do Programa Oportunidade “entendemos, pelos resultados obtidos, que não faria sentido manter o par pedagógico, uma vez que a partir do momento em que colocámos o par pedagógico, os resultados em alguns casos até pioraram em termos da progressão desses alunos”referiu.

Para Cláudia Cardoso “não faz sentido fazermos um investimento quando não temos o devido retorno. Nesse caso não havia o devido retorno. O que fizemos foi diminuir o número de alunos por turma, que passa a 18 e a ter um professor em dedicação exclusiva, com menos alunos”.



GaCS

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