quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Governo promove “Noite dos Investigadores” no Expolab


A “Noite dos Investigadores”, que decorre amanhã, dia 23 de Setembro, é uma iniciativa da Comissão Europeia que se realiza anualmente, em várias cidades da Europa, com o objectivo de aproximar os cientistas e investigadores dos demais cidadãos. Nos Açores esta iniciativa é promovida pelo Governo dos Açores e envolve várias entidades.

A comunidade científica local – investigadores, professores e alunos – foi convidada para promoverem diversas actividades lúdico-pedagógicas no Expolab – Centro de Divulgação Científica e Tecnológica da Lagoa.

Os cientistas irão expor o seu trabalho e as actividades de investigação que desenvolvem, num espírito informal e simples, acessível a todos, desde logo pais e crianças.

As actividades estão abertas ao público em geral e decorrem entre as 15h00 e as 24h00. A “Hora do Conto – a ciência dos alimentos” e o “Lanche Científico”, irão juntar cerca de 40 crianças de diversas escolas da Lagoa, à tarde, no Expolab. O planetário móvel para observação dos astros, o “Cantinho Europeu” e a “Casa Digital PT – a casa do futuro”, estarão à disposição de todos os visitantes. À noite, às 21h30, está agendada uma palestra com um Químico que profira uma palestra intitulada “Há química entre nós”. Os investigadores presentes estarão igualmente disponíveis para sessões de “15 minutos com…”.

Os Centros de Ciência dos Açores irão também participar da “Noite dos Investigadores”, com actividades, demonstrações e exposições.

Esta é uma iniciativa conjunta da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos e da Subsecretária Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, e da Sociedade Afonso Chaves através do ExpoLab que todos os anos tem recebido, na “Noite europeia dos investigadores” centenas de visitantes.



GaCS

Sem comentários: