terça-feira, 27 de setembro de 2011

Direcção Regional da Cultura assinala o Dia Mundial da Música com concertos comentados


A soprano Filipa Lã e o pianista Francisco Monteiro apresentam-se em recital no dia 29 de Setembro, no Centro Cultural da Graciosa, no dia 30, no Teatro Faialense e no dia 1 de Outubro no Teatro Ribeiragrandense, pelas 21h30, no âmbito da Temporada de Música 2011.


Esta iniciativa da Direcção Regional da Cultura assinalará o Dia Mundial da Música, instituído desde 1975 pelo International Music Council, instituição fundada pela UNESCO, com sede em Paris.


Os recitais serão comentados por Francisco Monteiro que tem contribuído significativamente para a divulgação da música contemporânea e dos compositores portugueses.


As obras que constituem o programa foram escritas no século XX e serão interpretadas canções de Eurico Carrapatoso e de António Pinho Vargas, para além do compositor espanhol Manuel de Falla e do compositor russo Dmitri Shostakovich.


As canções serão interpretadas pela soprano Filipa Lã que concluiu o mestrado em Canto no Departamento de Música da Universidade de Sheffield, em Londres, onde actualmente prossegue o seu doutoramento como bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Para além da sua actividade como solista, dedicou-se à investigação do comportamento do aparelho vocal na performance – aplicando os conhecimentos biomédicos e da fisiologia – tema que apresentou em várias conferências nos EUA, Áustria e Reino Unido.


Francisco Monteiro, pianista, compositor e investigador, foi aluno de Helena Sá e Costa e é doutorado em Música Contemporânea pela Universidade de Sheffield, Londres. Actualmente é professor no Instituto Politécnico do Porto.


A Temporada de Música 2011 é uma iniciativa da Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura. Tem como director artístico Emanuel Frazão e é produzida pela Mala, Cooperativa Cultural, com sede em Ponta Delgada.




GaCS

Sem comentários: