terça-feira, 4 de setembro de 2012

Açores vão ter capacidade de gerir a sua informação geográfica através do IDEIA


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos afirmou esta tarde no parlamento açoriano que a Região vai passar a ter a capacidade de gerir a sua própria informação geográfica.

José Contente falava na apresentação da iniciativa legislativa que cria a Infraestrutura de Dados Espaciais Interativa dos Açores (IDEIA) e que foi aprovada em plenário.

O diploma agora aprovado, vem adaptar à Região, a diretiva comunitária Inspire, que trata da uniformização dos sistemas de informação geográfica.

Na apresentação do IDEIA, o governante salientou há muitos organismos nos Açores que têm informação geográfica sendo importante esta adaptação à Região porque “assim nós ultrapassamos problemas de qualidade, de organização, de acessibilidade e disponibilidade da informação”.

O diploma permite também que “se rentabilize a partilha, a troca, o acesso e a utilização de dados de informação geográfica”, disse.

Trata-se, referiu o governante, de “termos nos Açores, a capacidade de gerir a nossa informação geográfica, à semelhança do que faz o Instituto Geográfico Português (IGP), através do Sistema Nacional de Informação Geográfica que, curiosamente, pretende aceder à plataforma que nós temos, nos termos da gestão dos meta-dados, porque considerou que ela tinha tido uma boa evolução para ser também cooptada pelo IGP”.

Através do IDEIA, disse o Secretário Regional, “teremos várias entidades que podem partilhar informação geográfica, podem aceder a essa informação e podem, naturalmente no âmbito de uma política de ordenamento, ter também maior disponibilidade em várias áreas, quer no domínio da geologia, das áreas protegidas, no domínio hídrico e em domínios que têm a ver com a gestão do território”.

Para José Contente, para além do cumprimento da diretiva comunitária, o IDEIA será “uma mais-valia para diferentes entidades que hoje em dia utilizam informação geográfica e que deste modo terão o chamado Geoportal, que será um portal de utilização de dados geográficos e será o nosso sistema de informação geográfica da Região Autónoma dos Açores, por excelência”.


Anexos:
2012.09.04-SRCTE-ALRAA 1.mp3
2012.09.04-SRCTE-ALRAA 2.mp3


GaCS

Sem comentários: