terça-feira, 4 de setembro de 2012

Secretário da Presidência diz que órgãos como os conselhos municipais de juventude “ajudam a uma boa gestão camarária”


O Secretário Regional da Presidência afirmou hoje que a existência e funcionamento de órgãos com as características dos conselhos municipais de juventude “ajudam a uma boa gestão camarária”.

A opinião foi expressa por André Bradfdord na Assembleia Legislativa, durante a discussão de um projeto de diploma, da iniciativa do PS, que aprova o regime jurídico dos conselhos municipais de juventude para os municípios da Região Autónoma dos Açores.

Para o governante, esta iniciativa legislativa, que procede à adaptação de legislação nacional, segue de resto a lógica de um instrumento de participação cívica dos jovens a nível do poder local, fomentando a sua participação cívica.

Um órgão consultivo com estas caracteristicas, que acompanhe, que possa ter iniciativa de estudo e de análise e que possa recomendar, com uma represedntação plrural, que represednte as várias realidadesque existem no concelho, por via do reflexo direto das fredguesias, “é necessariamente um órgão que interessa a uma boa gestão camarária”, reiterou André Bradford.

De resto, sublinhou o Secretário Regional da Presidência, não se pode conceber hoje em dia “uma boa gestão municipal que não se queira democrática , participada, reflexo, afinal, de todo o concelho e das preocipações dos jovens”.

A este propósito, André Bradford lembrou que o Conselho da Juventude dos Açores, um órgão com características semelhantes, “muito tem contribuido para se inovar no plano da ação politiva na área da juventude, para se melhorar aquilo que existe, para se desistir de alumas ideias que se tinha e para incrementar alguns programas que funcionam e precisavam de um certo inpulso”.

Isso tem acontecido e é a “prova provada” de que este tipo de organismos “faz sentido e ajuda a melhorar, quer a governação, quer a responsabilidade dos decisores políticos, quer o grau de satisfação que têm os jovens com atividade política”, argumentou o governante.

A concluir, o Secretário Regional da Presidência afirmou que, com esta iniciativa, consegue-se de um só vez “fomentar as condições de participação cívica dos jovens e melhorar os resultados que se obtêm com politicas de juventude”.


Anexos:
2012.09.04-SRP-ConselhosMunicipaisJuventude.mp3


GaCS

Sem comentários: