segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Associação Grupo de Amigos do Museu Carlos Machado oferece obra de António Dacosta ao Museu


A Associação Grupo de Amigos do Museu Carlos Machado procede hoje, dia 17 de setembro, no Núcleo de Santa Bárbara, à entrega ao Museu, a título de oferta, da obra de António Dacosta intitulada “Meninas”. Na sessão estará presente o presidente da Associação, António Castro Freire.

Dacosta, que Vitorino Nemésio apelidou de “pintor europeu das ilhas”, nasceu na Terceira, em 1914. Estudou na Escola de Belas-Artes, em Lisboa, entre 1935 e 1941, tendo-se instalado em Paris em 1947, onde passou a viver definitivamente. A sua obra é marcada por um acentuado surrealismo que, nos anos 40 – época da Exposição do Mundo Português - provocou controvérsias no meio artístico nacional.

“Meninas” é uma obra de guache sobre papel datada de 1942. Nela pode ler-se uma dedicatória no canto inferior direito, “Para a Maria Joana. Lembranças do António Dacosta”. Esteve em exibição na exposição temporária “António Dacosta”, dedicada ao artista, no Centro de Arte Moderna / Fundação Calouste Gulbenkian”, em 1988, com organização do próprio. Até recentemente pertença de particulares, a peça fica agora, através da sua aquisição pela Associação Grupo de Amigos do Museu Carlos Machado, para oferta à instituição, disponível ao público em geral.



GaCS

Sem comentários: